56 Junho 2024 | AutoData INDÚSTRIA » INVESTIMENTO endereço e que começará por Betim, onde é produzida a maior parte da linha Fiat no País. O executivo também não esconde que existe a opção de fazer um híbrido com motor 100% a etanol: “Isto está pronto, na prateleira, e assim que houver demanda podemos produzir em questão de meses”. O problema é justamente este, a falta de demanda: “Segundo estudos que fizemos no momento há poucos clientes pessoas físicas que queiram comprar um carro híbrido sem que ele possa fazer a escolha do combustível mais vantajoso, etanol ou gasolina, que o sistema flex permite. Mas algumas empresas poderão procurar por esta solução para cumprir metas de descarbonização. Podemos começar por aí”. MAIS UM PARA PORTO REAL Os R$ 3 bilhões anunciados para a fábrica de Porto Real, o maior aporte na região nos últimos anos, prevê modernizações e a ampliação do quadro de funcionários da fábrica sul-fluminense. A grande novidade é o anúncio da produção de um novo modelo na unidade, que fará companhia aos Citroën C3, Aircross e Basalt. Os três compõem a família C-Cubed, projeto de veículos para mercados emergentes produzida sobre versão empobrecida da plataforma CMP, desenvolvida pela PSA, anos antes da fusão com a FCA, para carros compactos já prevendo a possibilidade da integração de powertrain multienergia: combustão, híbrido ou 100% elétrico. Em cerimônia para anunciar o investimento, em 27 de maio, o presidente da Stellantis disse que a fábrica de Porto Real segue sendo estratégica para os planos da empresa e contribuirá para o desenvolvimento de veículos sustentáveis e acessíveis: “Anunciamos mais este importante ciclo de investimentos que apoiará o lançamento de um novo produto, inédito, e que certamente será um forte competidor em nosso mercado. Com isto, e a consolidação da família C-Cubed, planejamos aumentar nossa capacidade produtiva e seguir impulsionando o crescimento desta unidade”. Há rumores de que o novo modelo a ser produzido em Porto Real, que a Stellantis ainda mantém em segredo, poderá ser o Jeep Avenger, um SUV compacto posicionado abaixo do Renegade que seria a nova opção de entrada da marca no País, segundo o site Autos Segredos. Se for confirmado será o primeiro Jeep fabricado no Brasil fora da unidade de Goiana. Anúncio de investimento de R$ 3 bilhões em Porto Real: um novo carro para fazer companhia a três Citroën.
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