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54 Junho 2024 | AutoData INDÚSTRIA » INVESTIMENTO mas antes de 2032 não vemos demanda que justifique investir bilhões de dólares em uma fábrica de baterias no Brasil, mesmo que fosse para atender a todos os fabricantes”. DE BETIM PARA TODOS Além da expansão da fábrica de motores Betim ficou com a parte do leão no plano de R$ 32 bilhões da Stellantis para a América do Sul. Será o maior investimento da história do complexo em seus 48 anos de operação, conforme destaca Cappellano: “É natural pois aqui temos a nossa maior e mais antiga operação no País, que concentra toda a engenharia, onde trabalham 4 mil pessoas que estão desenvolvendo novos produtos não só para o Brasil e região mas também para projetos globais.” É a engenharia de Betim que desenvolve boa parte dos quarenta veículos e oito powertrains de cinco marcas – Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e Ram – que serão lançados dentro do atual ciclo de investimentos, portanto parte dos recursos aplicados na unidade mineira também beneficia as outras duas plantas em Pernambuco e no Rio de Janeiro. Também é em Betim que está sendo desenvolvida a plataforma Bio-Hybrid, sobre a qual serão construídos veículos híbridos e elétricos que a Stellantis produzirá ao longo dos próximos cinco anos. Cappellano confirmou que todas as marcas da Stellantis terão, gradativamente, modelos híbridos em suas linhas de produtos. Segundo ele é uma ação fundamental para alcançar o objetivo da companhia de, até 2038 comparativamente com 2021, reduzir em 50% as emissões de CO2 de seus produtos e processos na América do Sul. ELETRIFICAÇÃO Apesar de divulgar que 20% de seus carros vendidos no Brasil deverão ser 100% elétricos até a virada desta década a aposta maior da Stellantis no País é pelos híbridos flex, confirma Cappellano: “É uma forma inteligente e acessível de reduzir emissões aproveitando o etanol que está amplamente disponível”. No ano passado a Stellantis tinha anunciado que os primeiros veículos construídos sobre as plataformas Bio- -Hybrid seriam produzidos, até o fim de 2024, na fábrica de Goiana. Mas Cappellano desconversou: “Confirmo que o primeiro produto BioHybrid será lançado ainda este ano, mas ainda não sabemos se será feito em Pernambuco. Isto foi dito na gestão passada”, disse em tom de brincadeira. Já existem rumores de que a escalada dos híbridos flex da Stellantis mudou de Cappellano e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema: anúncio de R$ 14 bilhões.

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