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40 Junho 2024 | AutoData INDÚSTRIA » SISTEMISTAS A ZF foi uma das primeiras empresas a localizar a produção de módulos de controle de airbags, do ABS e controle de estabilidade, direção elétrica e do freio de estacionamento elétrico no Brasil, sistemas já fornecidos para um número considerável de montadoras. Também vai nacionalizar o sistema de frenagem autônoma de emergência e, posteriormente, outros itens que fazem parte dos dispositivos de assistência ao motorista, como câmeras, radares e sensores. BORGWARNER AVALIA OPORTUNIDADES Inscrita no Programa Mover a BorgWarner está avaliando e levantando as oportunidades nos investimentos de projetos futuros, sem revelar quais seriam. A diretora geral da empresa em Itatiba, SP, Melissa Mattedi, conta que como itens ligados à descarbonização a empresa já fornece turbocompressores que também servem às tecnologias híbridas flex: “Já temos essa tecnologia, estamos em discussão com alguns projetos, mas nada formalizado. Quando forem chegando as demandas das montadoras nós faremos”. A BorgWarner é hoje a maior fornecedora de turbos para automóveis do País, tendo como principais clientes o Grupo Stellantis e a Volkswagen. Segundo a diretora a evolução dos motores turboflex para híbridos flex turbinados não requer grandes adaptações e seu portfólio atende em 100% um conjunto híbrido. Já há alguns anos os componentes usados para produção dos turbos têm uma base importada, devido à dificuldade em se encontrar fornecedores locais. A companhia prospecta não apenas olhando o parque fabril, mas a situação financeira, a capacidade técnica em se manter e prover bons serviços. A diretora conta que as dificuldades são maiores com itens de usinagem e de fundido, porque os produzidos no País não são competitivos: “Há um grande desafio de margem e viabilidade de negócio”. Os motores turbinados já estão em 45% dos veículos novos vendidos no País, com perspectivas de crescer mais. Melissa cita que a Europa chegou a 75%: “O crescimento pode ser da BorgWarner e também de outros players, mas a gente enxerga que uma parte dessa expansão vem para nós e vem para poder usar o programa [Mover] e trazer os benefícios de descarbonização”. PHINIA MIRA EXPANSÃO Com faturamento global de aproximadamente US$ 3,4 bilhões a Phinia, detentora das marcas Delphi, Delco Remy e Hartrige, é uma empresa nova, lançada no mercado em 2023. Para atender às metas de descarbonização já impostas em vários países a empresa faz investimentos na tecnologia do hidrogênio para veículos comerciais, que está sendo desenvolvida por engenheiros brasileiros com a equipe europeia, com veículos já em operação. O Mover ajudará a companhia a entrar com o processo de P&D e tentar exportar a tecnologia. Há investimentos também no sistema de injeção Divulgação/BorgWarner Turbocompressor BorgWarner: pronto para instalação em powertrain híbrido flex.

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