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29 AutoData | Junho 2024 muito mais sensível a este fator econômico do que à necessidade de eliminar emissões. “Que plantem árvores”, disse um consumidor a uma rede de TV alemã. O governo alemão informa que subsidiou 2,1 milhões de veículos elétricos em seu programa de incentivos que foi encerrado este ano. Em outros mercados europeus como a Itália há orçamento de € 240 milhões para elétricos puros e de € 150 milhões para os híbridos plug-in. São € 4,5 mil de descontos para elétricos e até € 3 mil para híbridos. Dentre as iniciativas para atrair o consumidor na Espanha há a subvenção de até € 7 mil para a compra de elétricos, híbridos plug-in ou modelos movidos a célula de hidrogênio se o consumidor tiver um automóvel com mais de sete anos e este for entregue para a reciclagem. A meta do governo é ter 5,5 milhões de veículos eletrificados nas ruas até 2030. No ano passado na Holanda o orçamento de € 67 milhões para subsidiar a compra de carros elétricos se esgotou rapidamente. Em 2024 já está disponível o mesmo valor. O consumidor pode optar pela compra ou leasing, mas o preço de tabela do veículo não pode ser menor do que € 12 mil e superior a € 45 mil – o que exclui os veículos mais desejados, como os Tesla. Além disso a bateria precisa ter autonomia mínima de 120 quilômetros. O desconto máximo é de € 2 mil 950. Caso a desaceleração das vendas de elétricos persistir na Europa as fabricantes precisarão reavaliar no curto prazo sua capacidade de fornecer modelos híbridos. Especialmente os modelos plug-in, ainda mais eficientes considerando a necessidade de reduzir drasticamente ou eliminar as emissões no circuito urbano. Em muitos casos, porém, os benefícios para aquisição desses modelos são inferiores aos dos 100% elétricos. ESTADOS UNIDOS DESUNIDOS O segundo maior mercado global em volume de vendas está trabalhando para manter a competitividade das suas empresas em vez de priorizar a eliminação das emissões na mobilidade. É verdade que neste século os Estados Unidos reduziram em 1,2 gigatonelada as emissões de CO2. Mas ainda é pouco. Em 2023 o Congresso aprovou o IRA, Inflation Reduction Act, um conjunto de regras para vários setores da economia mas que, na prática, protege os valores e interesses das empresas nacionais. No que diz respeito ao setor automotivo o IRA promove a transição para a eletrificação concedendo descontos que vão até US$ 7,5 mil [R$ 39 mil]. Há, ainda, exigências para ter acesso a este subsídio. Primeiramente são elegíveis os automóveis que custam até US$ 55 mil e os veículos utilitários até US$ 80 mil. No entanto os veículos elegíveis ao benefício não podem utilizar componentes, incluindo as baterias, feitos em países que não possuem acordo de livre comércio com os Estados Unidos: “Isto também vale para matéria-prima e, inclusive, para veículos feitos no México”, conta o consultor brasileiro José Augusto Amorim, que vive em Detroit, MI, e que trabalha com diversas fabricantes locais. “É uma forma de evitar que as empresas fabricantes chinesas instalem fábricas no país vizinho”. As empresas precisam comunicar ao governo a origem das peças para serem credenciadas ao desconto máximo. O Tesfrepik

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