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20 Junho 2024 | AutoData EVENTO AUTODATA » FÓRUM PERSPECTIVAS AUTOMÓVEIS da empresa no mercado brasileiro vinha estável este ano, o que mudou com o lançamento do Kardian, em abril: “Isso abre o leque da gama e inicia processo de conquista. A Renault está reposicionando sua proposta de valor dentro do mercado nacional, mudando a imagem da marca e com novo alvo de clientes”. Costa ressaltou que a nova plataforma global RGMP, Renault Group Modular Platform, que embasa o Kardian, é multienergia e pode receber powertrain a combustão ou híbrido: “Estamos trabalhando no desenvolvimento do híbrido flex em parceria com a Horse [fabricante de motores e sistemas híbridos do grupo]. Temos o projeto em curso”. Outro fator que anima os executivos é a estabilidade dos preços dos veículos e dos insumos nos últimos doze meses em comparação ao período da pandemia. O diretor comercial da Toyota lembrou que em alguns casos o incremento chegou a 50% em todo o mundo. “Isso se deu, basicamente, por três motivos: a instabilidade da cadeia de fornecimento, hoje muito mais estável, o aumento dos juros, o que reduziu a demanda, e os subsídios do governo com relação a auxílio emergencial e a gastos governamentais, o que pressionou a inflação para cima.” CRESCIMENTO DA ELETRIFICAÇÃO Quem também está otimista são os representantes de entidades que reúnem importadores de veículos e o ecossitema de carros elétricos. Contrariando números que demonstram a desaceleração das vendas de veículos elétricos puro-sangue ao redor do mundo no Brasil a adoção desta alternativa de propulsão deverá ser crescente. Conforme Ricardo Bastos, presidente da ABVE, Associação Brasileira do Veículo Elétrico, 30% dos emplacamentos em 2030 serão de modelos eletrificados, desconsiderando os chamados microhíbridos, os mild hybrids. Metade deste volume será de híbridos plug-in, 7,5% de híbridos fechados e os 7,5% restantes de puramente elétricos. Das associadas da Abeifa, entidade que reúne importadores e alguns fabricantes no País, não foi vista nenhuma mudança drástica e a aposta no crescimcneto das vendas de veículos a bateria continua, assegura Marcelo de Godoy, presidente da associação: “Talvez as metas globais de algumas empresas tenham se dilatado um pouco, mas aqui vemos a antecipação da eletrificação. E o híbrido exerce papel fundamental porque ajuda a quebrar o gelo do carro elétrico. Satisfeitas algumas questões que os clientes possuem, de

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