411-2024-06

12 FROM THE TOP » FERNANDO DE RIZZO, TUPY Junho 2024 | AutoData Quais fatores sustentaram essa virada da Tupy nos últimos vinte anos? Só conseguimos fazer isso porque tínhamos boas fábricas e tínhamos engenharia muito competente. Este valor permitiu superar as dificuldades financeiras para virar completamente a companhia, fizemos a migração do negócio, reduzimos as dívidas e fortalecemos a estrutura de capital. Esse movimento caminhou até recentemente quando conseguimos concluir [em 2021] a aquisição da Teksid [fundição que era do Grupo Fiat, depois FCA e Stellantis desde 2021]. Aí começamos um novo movimento. Nesse caminho encontramos a MWM [fabricante de motores para veículos pesados e geradores que pertencia ao Grupo Navistar e foi comprada pela Tupy em 2022], que cria a base que precisávamos para agregar valor aos nossos produtos que já fabricamos e exportamos. Como a MWM agrega valor à Tupy? Os clientes hoje estão trabalhando com em uma variedade de alternativas de powertrain e nós podemos fornecer desde o desenho do bloco e cabeçote, todo o “ Não é comum ver empresas brasileiras que fazem parte de cadeias globais de valor, mas a Tupy é uma delas. Qualquer máquina de construção ou agrícola ou caminhão dos nossos clientes não é fabricado se o nosso componente não for entregue diariamente nas suas fábricas na Alemanha, na Suécia, Itália, França, Espanha ou nos Estados Unidos, no México, Canadá e Japão. Como foi feita essa migração para produtos de maior valor agregado? Nossa escolha foi usar nossas máquinas para aquilo de mais nobre que nós conseguiríamos colocar nelas. Com o início das regras de emissões nós tínhamos conhecimento para fazer as peças mais complexas a partir do ferro: os blocos e cabeçotes de motor, com mais de 4 mil dimensões. Naquela época vimos a oportunidade de partir para fora do Brasil, porque o mercado brasileiro era relativamente pequeno para a capacidade da Tupy. Por volta de 2004, 2005, iniciamos um processo de internacionalização, com exportações. Ali fizemos a transformação da companhia: tomamos a dura decisão de nos afastarmos de alguns clientes de veículos de passeio e de dedicar capacidade para produtos mais nobres e complexos, para uma variedade de clientes da Europa, dos Estados Unidos, da Ásia. Com as peças de ferro fundido complexas que fazemos, componentes estruturais, blocos e cabeçotes, nos tornamos o principal parceiro dos maiores fabricantes de caminhões e de máquinas agrícolas e de construção do mundo.

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=