98 » FIM DE PAPO Maio 2024 | AutoData 35,7% 25% 10,5% € 117,8 mil Crescimento da oferta de financiamentos para compra de veículos no primeiro quadrimestre de 2024 em comparação com os primeiros quatro meses de 2023, segundo dados divulgados pelo Banco Central. Taxa média anual de juro cobrada em abril nos financiamento de carros, o menor custo de crédito para o segmento desde outubro de 2021, quando a taxa era de 24,8% ao ano, segundo dados do Banco Central. Nova Selic, taxa básica anual de juros definida pelo Banco Central na reunião de maio, após corte de 0,25 ponto porcentual, que reduziu o ritmo de queda de 0,5 ponto que vinha sendo aplicado a cada reunião do Copom desde 2023. Lucro operacional por carro vendido em 2023 pela Ferrari, que fechou o ano com margem de 27% sobre receita líquida de € 6 bilhões, o que a torna a fabricante mais lucrativa do mundo, segundo dados da Car Industry Analysis. “Abandonamos a indústria para olhar para outras prioridades. E, hoje, a gente vive catando migalhas, com crescimento anual de 1,1%, 1,2% ao ano. Estamos reduzidos a 1,4% da produção mundial, metade do que tínhamos cinquenta anos atrás com nossos produtos industrializados. A indústria, que representava até 22% do PIB há cinquenta anos, hoje está reduzida a 11,5%. Isso dá o panorama do fenômeno da desindustrialização precoce e prematura que atravessamos.” Francisco Saboya, presidente da Embrapii, Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, em entrevista ao NeoFeed. ........................................................................................................................................................................................................................................................................................... “O potencial do hidrogênio como portador de energia limpa é imenso. Contudo, ele deve ser produzido de forma eficiente para minimizar custos. Para maximizar seu impacto o hidrogênio verde deve ser canalizado para setores em que as alternativas aos combustíveis fósseis são limitadas, como indústria pesada e transporte de carga de longa distância, garantindo a maior redução nas emissões de gases de efeito estufa.” Mika Kulju, presidente da Danfoss Power Electronics and Drives, sobre o estudo da Danfoss Impact, “Green hydrogen: a critical balancing act” (Hidrogênio verde: um ato de equilíbrio crucial), que estima que metade da energia elétrica gerada no mundo até 2050 será utilizada para produzir hidrogênio por hidrólise. ........................................................................................................................................................................................................................................................................................... “ Estamos aqui hoje para chamar a atenção sobre a destruição ambiental provocada pela fábrica da Tesla em Grunheide.” Ole Becker, porta-voz da organização Disrupt Tesla, durante protesto que reuniu oitocentos ativistas na porta da fábrica de carros elétricos da Tesla na Alemanha, perto de Berlim. O grupo também acusa a empresa de causar destruição ambiental na mineração de lítio em países como Argentina e Bolívia. “ Visando o período após 2026 nós queremos estar prontos para oferecer BEVs (carros elétricos a bateria) do jeito da Toyota. A lógica atual de produção não é mais válida. O projeto de carros mudará totalmente.” Koji Sato, CEO da Toyota, durante a divulgação dos resultados financeiros da companhia no ano fiscal terminado em março de 2024. A empresa está adaptando o Toyota Production System para a produção mais eficiente de veículos eletrificados.
RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=