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92 Maio 2024 | AutoData AGÊNCIA AUTODATA » NEGÓCIOS Carro elétrico usado desvaloriza mais Biopower abre bomba com 100% de biodiesel Geração da Fiat Strada lançada em 2020 soma 500 mil unidades produzidas Scania soma vendas de 1 mil caminhões a gás no Brasil Levantamento inédito da Bright Consulting, o PRM, Preço de Referência de Mercado, revelou que veículos elétricos com um ano de uso desvalorizaram, na média, 9%. A depreciação é bem maior, de 15%, para modelos abaixo de R$ 300 mil, e de 8% os que custam acima desse patamar. Já carros equipados unicamente com motor a combustão, segundo apurou o mesmo estudo, têm desvalorização média de 6% após um ano da compra. Híbridos fechados também depreciam mais do que a média de mercado, 9%, enquanto os plug-in perdem menos valor, 7%, e o híbridos leves 8%. A Biopower, empresa produtora de biodiesel da JBS, foi a primeira a receber autorização da ANP para operar ponto de abastecimento de 100% de biodiesel, o B100, em Lins, SP. O biocombustível será usado para abastecer parte dos caminhões da JBS. O posto tem capacidade para entregar 30 mil litros de combustível por mês. O começo da operação terá demanda de 10 mil litros de biodiesel mensais, com expectativa de aumento nos próximos meses. O B100 é uma alternativa para descarbonizar a frota de veículos pesados no País, pois emite 80% menos CO2 na comparação com o diesel fóssil. A atual geração da picape Fiat Strada chegou à marca de 500 mil unidades produzidas em Betim, MG, desde junho de 2020, quando foi lançada. O modelo é líder de vendas da sua categoria há 21 anos e, nos últimos três anos, foi o veículo leve mais vendido do Brasil. A Strada é exportada para Argentina, Paraguai e Uruguai. De janeiro a março de 2024 foi o segundo veículo leve mais vendido do País, com 26,6 mil emplacamentos. Em toda a sua história, que começou em 1998, a picape já soma mais de 2 milhões 250 mil unidades fabricadas. Lançado no fim de 2018, em fase de testes com a Citrosuco, como principal aposta da Scania para reduzir emissões de carbono de veículos pesados no Brasil, o caminhão a gás demora a ganhar velocidade de cruzeiro no mercado brasileiro, mas no último ano as vendas aceleraram. Do início das vendas, em outubro de 2019, até o meio do ano passado a Scania vendeu apenas quinhentos caminhões a gás. Agora, em menos de um ano, mais quinhentas unidades foram vendidas, totalizando 1 mil – novecentos já entregues aos clientes e outros cem encomendados em produção. O crescimento é creditado à expansão dos pontos de abastecimento: em 2023 já existiam 45 postos de gás em rotas rodoviárias ligando o Sul ao Nordeste, Oeste de São Paulo e Mato Grosso do Sul, e até o fim de 2024 o número vai mais que dobrar para 92 postos a uma distância máxima de 400 km entre eles. Com os novos modelos com autonomia de até 650 km a Scania espera fechar mais negócios. Divulgação/Biopower Divulgação/Fiat

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