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91 AutoData | Maio 2024 Divulgação/Yamaha Divulgação/Stellantis A General Motors anunciou o fim da produção de veículos na Colômbia e no Equador. Segundo a Agência Reuters a empresa enviou comunicado, em 26 de abril passado, anunciando a decisão, que é imediata para a operação colombiana, onde negocia a demissão de 850 trabalhadores, e prevista para o fim de agosto no Equador. Na Colômbia eram produzidos na Colmotores, em Bogotá, os Chevrolet Joy e Joy Plus e caminhões pequenos. A unidade foi fundada em 1957 como Fabrica Colombiana de Automotores e produziu modelos Austin e Dodge antes de ser comprada pela GM, em 1979. Segundo o portal El Carro Colombiano apenas 9% da capacidade instalada da unidade era utilizada. A operação no Equador é a da Ómnibus BB Transportes, que iniciou suas operações em Quito, em 1975, e foi adquirida pela GM em 1981. Lá eram montados o Sail e a picape D-Max, modelo mais vendido do mercado equatoriano, que é liderado pela Chevrolet, mas a capacidade utilizada estava em 13%, de acordo com a publicação local Primicias. A Honda anunciou expressivo investimento de US$ 11 bilhões, incluindo também aportes de empresas parceiras, para construir uma abrangente cadeia de fornecimento para veículos elétricos no Canadá. O movimento da montadora é para atender ao esperado aumento da demanda por BEVs, carros a bateria, na América do Norte. Os recursos serão direcionados para a construção de uma fábrica para produzir modelos 100% elétricos, que deverá começar a operar em 2028 com capacidade para 240 mil unidades por ano, e também uma planta de fabricação de baterias de lítio que poderá produzir o equivalente em energia de até 36 GWh por ano. A expectativa é de gerar 1 mil empregos diretos nas unidades. GM encerra produção na Colômbia e no Equador Honda investirá US$ 11 bilhões no Canadá Yamaha inaugura novo centro tecnológico no Brasil Stellantis investe US$ 100 milhões em empresa de placas solares da Argentina O Grupo Yamaha inaugurou um laboratório de tecnologia em Jandira, SP, que substitui o localizado na antiga unidade de Guarulhos, SP. Único da companhia em toda a América Latina, o novo centro será utilizado para desenvolver e certificar todos os modelos de motos da marca comercializados no País, tanto os fabricados em Manaus, AM, como os importados. A unidade conta com dinamômetros, robô de simulação de pilotagem, sistema de coleta e análise de gases poluentes, câmara hermeticamente fechada para medição de evaporativos, sistemas de medição de esforços, vibração e análise estrutural. A escolha por Jandira se deu para unificar a operação com o centro de distribuição das peças de reposição da Yamaha já existente na cidade, que foi escolhida por causa da localização próxima às rodovias Castello Branco, Raposo Tavares, Anhanguera, Bandeirantes e do Rodoanel. A Stellantis investiu US$ 100 milhões para adquirir 49,5% do capital acionário da 360Energy Solar, empresa argentina de energia renovável especializada em parques solares fotovoltaicos. O objetivo é usar o conhecimento da 360Energy no desenvolvimento de geração de energia solar em fábricas de veículos. As duas plantas da Stellantis no país vizinho, em Córdoba e em El Palomar, já são abastecidas com energia renovável proveniente do complexo solar La Rioja, operado pela empresa.

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