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83 AutoData | Maio 2024 da primeira versão: “Temos unidades suficientes para atender este cliente premium até o fim do ano”. DESEMPENHO A BYD ampliou a capacidade da bateria Blade de 86,4 kWh para 108,8 kWh na nova geração do Tan. Assim a autonomia passou de 309 para 430 quilômetros no ciclo PBEV, certificado pelo Inmetro. “Temos capacidade 25% superior e mais de 100 quilômetros de autonomia adicional, o que contribui para que o nosso cliente possa planejar suas viagens com muito mais tranquilidade”, observa Toledo. O Tan é equipado com dois motores elétricos, um em cada eixo. O dianteiro tem potência máxima de 180 kW e o traseiro de 200 kW. A potência combinada, portanto, é de 517 cavalos e torque máximo cavalar de 700 Nm. Com este powertrain o Tan 2024 pode atingir a velocidade máxima de até 190 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos, algo similar ao desempenho de carros esportivos. Nada mal para um SUV que pesa pouco mais de 2,6 toneladas. Outra novidade é a suspensão eletrônica semiativa DiSus-C, que confere dinâmica bastante aprimorada ao SUV. Rodando na pista travada do Haras Tuiuti no modo esportivo percebeu-se um ganho expressivo no controle do veículo em curvas em alta velocidade, além do conforto, pois a carroceria não rola nem se contorce, pois a suspensão dianteira tipo McPherson e Multi-link traseira têm seus movimentos controlados eletronicamente. VISUAL E ACESSÓRIOS A antiga grade dianteira foi substituída por algo mais sóbrio e tradicional para os padrões de veículos elétricos. A traseira também mudou um pouco, mais ao estilo do líder de vendas da BYD no Brasil, o Dolphin. Os para-choques também são novos e as rodas aro 22 foram redesenhadas. Com quase cinco metros de comprimento, 1m96 de largura e 1m75 de altura, o Tan 2024 é 10 cm mais longo do que a versão anterior. Tem 2m82 de distância entre-eixos, conferindo muito espaço e conforto para os sete ocupantes. O interior destaca-se pela qualidade dos materiais e do acabamento, algo que é uma exigência para um veículo de meio milhão de reais. Além disso o Tan tem painel multimídia de 15,6 polegadas com a última geração do software de infoentretenimento da BYD. A geração anterior apresentava problemas de conexão com smartphones além de aplicativos que não rodavam por aqui. Duas novidades são o volante com aquecimento e o head-up display no para- -brisa para o motorista não tirar os olhos do caminho. O painel de instrumentos de 12,3 polegadas é também 100% digital, de LCD. Para segurança são sete airbags, com destaque para o de cortina que protege até os ocupantes da terceira fileira de bancos. A BYD deseja que o Tan seja uma opção aos veículos de luxo das marcas mais tradicionais e por isto não falta quase nada nele, incluindo todas as tecnologias de segurança ativa e passiva, teto solar panorâmico, sistema de som com doze alto-falantes premium e iluminação interna com mais de trinta opções de cores. “O Tan é o nosso showcase para demonstrar todas as melhores tecnologias e, também, nosso conceito de conforto, luxo e sofisticação da marca”, resume o diretor de marketing da BYD.

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