82 Maio 2024 | AutoData LANÇAMENTO » BYD O Tan, primeiro automóvel BYD a desembarcar no Brasil, há dois anos, teve a missão de apresentar aos brasileiros a até então desconhecida marca chinesa. Por isto a fabricante optou por começar de cima, com o que tinha de mais luxuoso e tecnológico. Foi também o primeiro SUV elétrico de sete lugares a rodar no País. Mas em princípio o logotipo em chinês na dianteira do modelo grandalhão não causou a identificação de marca que a BYD desejava – o que foi corrigido depois –, mas a grade enorme, estranha a veículos a bateria, também em nada ajudava a identificar que se tratava de um veículo tecnológico e 100% elétrico. Pois tudo mudou radicalmente na nova geração do Tan que a BYD começou, em abril, a importar da China. E não é só a estética da dianteira que melhorou: o veículo ficou mais poderoso com nova bateria e motores elétricos mais potentes, além de uma suspensão semiativa que resolve uma característica negativa dos SUVs elétricos, que é a sensação de perder o controle em curvas por causa da falta de peso na dianteira combinada com o centro de gravidade elevado. Mesmo com tantas novidades a expectativa é que o maior automóvel BYD vendido no Brasil siga sendo um modelo de baixo volume – foram emplacadas apenas 217 unidades em 2023, segundo dados do Renavam contabilizados pela Jato. Mas ainda assim o Tan segue útil para fazer propaganda da marca e continuar a demonstrar as evoluções e soluções tecnológicas da marca chinesa – não por acaso uma unidade foi cedida em comodato para uso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o diretor de marketing Pablo Toledo a tendência é “atrair inicialmente a atenção do cliente que já possui um Tan e deseja um upgrade de tecnologia”. O primeiro lote de veículos desembarcou no País em abril e está disponível para encomendas nas concessionárias com preço fixado em R$ 536,8 mil. Toledo acredita que as vendas ficarão no mesmo patamar Por Leandro Alves, de Tuiuti, SP Tan ganha estética tecnológica Segunda geração do SUV elétrico de sete lugares chega ao Brasil por R$ 536,8 mil, com suspensão melhorada, mais potência e autonomia de até 430 km Divulgação/BYD
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