79 AutoData | Maio 2024 PROTEÇÃO DE TERRENO Segundo o diretor comercial José Ricardo Gomes a principal meta da Toyota é expandir o alcance da tecnologia híbrida flex no mercado nacional e defender o terreno que a própria empresa criou, desde 2019, quando lançou o primeiro híbrido flex no País, o sedã Corolla. “Ao manter o preço das versões HEV buscamos de fato democratizar a tecnologia. Somos pioneiros no desenvolvimento e gostaríamos de proteger esse território.” Desde o lançamento, em 2021, a Toyota já produziu 230 mil Corolla Cross em sua fábrica de Sorocaba, SP. Segundo o diretor do total da produção atual 40% são híbridos, que participam com quase metade das exportações do modelo e 30% dos vendidos no Brasil: “Nossa intenção é incrementar isso”. Recentemente a Toyota lançou campanha de marketing para ajudar a difundir junto aos consumidores a tecnologia híbrida. Enquanto uma opção mais barata não chega – o Yaris Cross só começa a ser produzido no Brasil no ano que vem – o Corolla Cross renovado é a estrela principal dos híbridos flex no País. Além de ser o carro eletrificado mais vendido do Brasil o Corolla Cross é também uma estrela das exportações: em 2023 ele foi o veículo mais exportado do País, com 30 mil unidades para mais de vinte países da América Latina e do Caribe, que seguirão recebendo o modelo agora renovado. EVOLUÇÃO O que mais chama atenção no novo Corolla Cross é sua nova dianteira, que dá uma cara de veículo elétrico a todas as versões do Corolla Cross. A grade hexagonal em preto foi abandonada e agora ela tem a mesma cor da carroceria, sem abandonar o formato colmeia. Para além da evolução visual o Corolla Cross abandonou o criticado e antiquado pedal de estacionamento, passando a oferecer em todas as versões o freio de estacionamento elétrico acionado por botão no console. Com exceção da versão XR de entrada, destinada exclusivamente ao mercado de venda diretas, para frotistas, o Corolla Cross 2025 ganhou novo quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas e carregador de celular por indução. As opções mais caras, a partir da XRX, são equipadas com sistema elétrico de abertura e fechamento do porta-malas que também pode ser acionado com os pés por meio de sensores. Assim como já acontecia na linha 2023 todas as versões do Corolla Cross são equipadas com completo o pacote de sistemas de segurança ativa Toyota Safety Sense, que combina o ACC, controle de velocidade automático adaptativo em relação ao veículo à frente, com alerta
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