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77 AutoData | Maio 2024 Mesmo ainda com um só produto na linha de produção de Resende – o novo Kicks e o SUV inédito só chegam ao mercado em 2025 – o anúncio de investimentos já deu nova ânimo à fábrica, que no fim de 2023 voltou a trabalhar em dois turnos, com a contratação de mais 578 empregados. As obras de expansão já começaram com a chegada de equipamentos para a instalação de uma linha de montagem para o novo SUV, ao lado de onde é montado o Kicks atual. Esta será a primeira grande reforma da fábrica de Resende que, após dez anos de operação, segue sendo base de sustentação para as ambições maiores da Nissan no Brasil. Raio-X Nissan Resende Área Total/Construída 3 milhões m2/220 mil m2 Investimentos Recebidos 2014 – R$ 2,6 bilhões (US$ 1,5 bilhão): construção da fábrica, nacionalização de March e Versa, produção de motores. 2017 – R$ 750 milhões (US$ 192 milhões): nacionalização do Kicks. 2022 – R$ 1,3 bilhão (US$ 250 milhões): modernização da fábrica e nacionalização de novos produtos. 2024 – R$ 1,5 bilhão: ampliação do aporte anunciado em 2022 para R$ 2,8 bilhões para instalação de novos equipamentos e ampliações na linha de produção para fabricar dois novos SUVs [um deles é o novo Kicks] e um motor turbo até 2025. 2014-2024 – R$ 6,1 bilhões Número atual de empregados 2 mil (+ 1 mil terceiros)/2 turnos Total produzido (até março 2024) 619 mil 453 veículos/604 mil 940 motores Capacidade de produção anual 200 mil veículos e 200 mil motores em três turnos Veículos produzidos March: 118 mil 239 (2014-2020) Versa: 156 mil 537 (2015-2021) Kicks: 344 mil 677 (2017 até o momento) Exportações 90 mil 745 para Argentina e Paraguai Fornecedores produtivos 113 locais Índice médio de nacionalização 75% Processos produtivos Estamparia, chaparia (soldagem), pintura e montagem final; produção de motores; injeção e pintura de componentes plásticos; pistas de testes. Automação: 113 robôs e 176 AGVs (carrinhos autônomos para transporte de peças na linha de produção).

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