410-2024-05

68 Maio 2024 | AutoData INDÚSTRIA » INVESTIMENTO Enquanto sinaliza os primeiros passos do novo ciclo de investimento a Stellantis dá os últimos de seu anterior, de R$ 16 bilhões, iniciado em 2019. Estão programados seis lançamentos em 2024, após a apresentação da Fiat Titano, dos Jeep Compass e Commander e do Citroën Basalt. ARGENTINA Um dos lançamento deste ano virá da Argentina: o novo Peugeot 2008, fruto do ciclo de investimento já realizado desde 2019, de US$ 270 milhões. Com isto a geração anterior do 2008 deixa de ser produzida em Porto Real, RJ, o que fará da unidade plataforma de produção 100% Citroën – atualmente com C4 Cactus, C3, C3 Aircross e, em breve, o Basalt. Ao mesmo tempo a fábrica argentina da Stellantis em El Palomar, próxima da Capital, Buenos Aires, ficará mais focada em modelos Peugeot produzidos sobre a plataforma CMP, introduzida na unidade em 2020, quando foi lançado o novo hatch 208, e que agora também serve de base para o novo 2008, como já era esperado. “Será o primeiro SUV da Stellantis produzido na Argentina”, observa Cappellano, que prometeu para breve mais informações sobre o modelo que, naturalmente, será exportado para cá. Para além do investimento que termina este ano Cappellano também confirmou que as operações na Argentina receberão R$ 2 bilhões, no mesmo período 20252030 do ciclo brasileiro, somando assim R$ 32 bilhões em aportes da companhia na América do Sul. Lá, além de El Palomar, a Stellantis mantém unidade produtiva em Córdoba, onde é fabricado o sedã compacto Fiat Cronos. NO URUGUAI A NORDEX Ainda como parte de seus investimentos estratégicos na América do Sul a Stellantis comprou, no ano passado, 50% do capital acionário da Nordex, fábrica uruguaia que monta veículos utilitários de diversas marcas, incluindo atualmente os furgões Fiat Scudo, Peugeot Expert e Citroën Jumpy, bem como a recém-lançada picape Fiat Titano – vendida em outros mercados como Peugeot Landtrek. Cappellano confirmou o negócio mas não forneceu pormenores, como o valor da compra e os planos para a unidade. Segundo o balanço de 2023 da Stellantis, divulgado no início de 2024, a participação custou € 142 milhões. A Nordex se especializou na montagem de veículos utilitários para terceiros. Além dos veículos da Stellantis são montados lá os caminhões Kia Bongo e as vans e furgões Ford Transit. É a única fábrica de veículos em atividade no Uruguai, com proprietário argentino, Manuel Antelo – agora sócio da Stellantis. Fundada em 1962 emprega em torno de 1 mil pessoas e projeta montar 30 mil veículos este ano. Em 2023 foram 17 mil. Uruguai: Stellantis agora tem participação acionária na Nordex, onde são montados, desde 2019, os furgões Citroën Jumpy e Peugeot Expert. Funcionários da fábrica de Goiana comemoram novo investimento com o presidente Cappellano e a governadora Raquel Lyra

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=