410-2024-05

56 Maio 2024 | AutoData SUPRIMENTOS » AÇO duzidas nas usinas de Ipatinga e Cubatão, SP – a Usiminas investe fortemente em pesquisa e desenvolvimento, diz Homes: “Aplicamos mais de R$ 100 milhões nos últimos anos em nosso centro de engenharia para desenvolver treze novos tipos de aço, temos mais de setenta estudos em andamento e 536 patentes registradas, número maior do que o de qualquer siderúrgica na América Latina”. A divisão de aços especiais da Gerdau, que fornece a maior parte de sua produção a fabricantes automotivos no Brasil e nos Estados Unidos, calcula que, atualmente, de 10% a 20% do peso de um veículo leve produzido em solo brasileiro é composto por aços especiais. Em 2023 esta unidade da Gerdau comercializou 1,4 milhão de toneladas, equivalente a 12% das 11,3 milhões de toneladas que a empresa vendeu no mundo. Outra grande fornecedora do setor, a Arcelor Mittal, não revela qual o porcentual da indústria automotiva no seu faturamento mas afirma que vem aumentando os investimentos para atender aos fabricantes de veículos. O diretor de vendas de aços planos da empresa na América Latina, Mauro André de Souza, confirma que a demanda por materiais de alta resistência é crescente: “Já produzimos e fornecemos o Usibor [produto patenteado da Arcelor Mittal] e estamos preparados para fornecer soluções para veículos híbridos e elétricos, baseado em todo conhecimento que a empresa já possui em outros mercados, como Europa, Estados Unidos e Ásia”. USIMINAS Inaugurada em 1962 como empresa estatal no bojo do desenvolvimentismo do governo Juscelino Kubitscheck, em associação com a japonesa Nippon Steel, a Usiminas fornece aço para a indústria automotiva desde o dia 1 de sua existência e evolui com ela: “Hoje somos líderes no fornecimento de cerca de metade dos aços laminados e galvanizados usados pelos fabricantes de veículos”, conta Miguel Homes. “Todo carro em circulação no Brasil tem nosso aço. Produzimos 99% dos laminados que os fabricantes de autopeças e de veículos precisam, e o que não temos ainda estamos desenvolvendo”. A companhia foi privatizada em 1992, juntou ao seu enorme parque industrial de Ipatinga a antiga Cosipa, de Cubatão, SP, e em 2011 o grupo siderúrgico ítalo-argentino Ternium adquiriu o controle, hoje com participação de 61,3% na empresa. Mas a Nippon Steel ainda tem fatia acionária relevante e há cerca de dez anos, estimulada por um de seus maiores clientes globais, a Toyota, tornou-se sócia da Usiminas em um de seus maiores investimentos: a Unigal, unidade dentro da usina de Ipatinga de galvanização a quente Bobinas prontas na Unigal: joint venture da Usiminas com a Nippon Steel para produzir aço galvanizado a quente de primeira qualidade para partes externas de carros. Usina de aços longos da ArcelorMittal em João Monlevade: investimento de R$ 4 bilhões para produzir aços de componentes automotivos. Divulgação/Usiminas Divulgação/ArcelorMittal

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=