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47 AutoData | Maio 2024 negócios, uma variedade maior de clientes da Europa, dos Estados Unidos e da Ásia. Enxergamos a oportunidade de estar fora do Brasil, porque o mercado brasileiro era pequeno para a capacidade da Tupy”. A partir de 2004 a Tupy iniciou um processo de internacionalização profunda do negócio, primeiro com as exportações, depois com uma sequência de aquisições, que tornou a companhia o maior player do setor no mundo. “Hoje somos o maior fornecedor mundial de componentes estruturais de ferro fundido, não só de blocos e cabeçotes, para fabricantes de caminhões e máquinas agrícolas e de construção. Mas só conseguimos fazer isto porque tínhamos boas fábricas e engenharia muito competente. Este valor permitiu que virássemos completamente a companhia.” A aquisição da Teksid permitiu fornecer para mais clientes globais. Nesse caminho a MWM trouxe uma base importante de conhecimento para agregar valor ao produto tradicional da Tupy, a partir do fornecimento de motores montados. O investimento em pesquisa e desenvolvimento que a companhia mantém continua preservando suas vantagens competitivas no mundo. Os motores mais modernos de caminhões no mundo têm blocos e cabeçotes produzidos pela Tupy no Brasil, no México e em Portugal. A engenharia da empresa contribui com fabricantes que têm suas próprias fundições de blocos na Europa, fornecendo desenvolvimento na área de novos materiais, geometria do produto, metalurgia para alcançar resistência mecânica e à fadiga e condutividade térmica. A Tupy tem mais projetos para crescer no mundo, incluindo a reciclagem de baterias de lítio, revela Rizzo: “É um desmonte de uma molécula e esta é uma empresa que entende de materiais na sua origem. A partir daí nós vamos desenvolvendo soluções. Quanto mais restritivas são as regras de emissões mais as empresas que têm mais engenharia se destacam porque nós somos capazes de dar as respostas que a sociedade precisa”. ÔNIBUS PARA O MUNDO Com lucro líquido de R$ 316,9 milhões no primeiro trimestre de 2024, crescimento de 34,1% na comparação com o mesmo período do ano passado, a Marcopolo somou R$ 1,6 bilhão de receita líquida. Cerca de 75% do resultado correspondem ao mercado interno brasileiro e 21% vêm de operações internacionais. Com fábricas nos cinco continentes as carrocerias de ônibus produzidas pela empresa de Três fábricas da Tupy no Exterior [de cima para baixo]: Aveiro em Portugal e Saltillo e Ramos Arizpe no México. Divulgação/Tupy

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