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46 Maio 2024 | AutoData INDÚSTRIA AUTOMOTIVA » INTERNACIONALIZAÇÃO CRESCIMENTO DENTRO E FORA A Tupy, catarinense de origem com 85 anos de história, é hoje o maior fornecedor mundial de cabeçotes, blocos e partes estruturais de ferro fundido para a indústria de caminhões, ônibus e máquinas agrícolas e de construção. Cerca de 70% das receitas – recorde de R$ 11,4 bilhões em 2023 – vêm de exportações e operações no Exterior, com duas fábricas no México e uma em Portugal. Em 2021 a companhia concluiu a compra, por € 67,5 milhões, das operações da Teksid – fundição que era do Grupo Fiat, depois FCA e hoje Stellantis – no Brasil e em Portugal, colocando um pé na Europa e aumentando a carteira de clientes globais. Em 2022 comprou a fabricante de motores diesel MWM, por R$ 865 milhões, e assim entrou no negócio de usinagem e montagem completa de motores pesados a diesel e a gás, além de geradores de energia e o nascente segmento de bioplantas, para o qual fornece biodigestores para geração de biogás e biometano para alimentar geradores e caminhões a gás produzidos pela MWM. Este é um negócio ainda restrito ao Brasil mas que tende a se internacionalizar por causa das necessidades globais de descarbonização das emissões. Perto da metade das receitas da Tupy vêm da América do Norte, em torno de 18% da Europa, 34% da América do Sul e MUDANÇA DE ESTRATÉGIA Para o CEO da Tupy, Fernando Cestari de Rizzo, é o investimento em pesquisa e inovação, feito regularmente há cinquenta anos, que garantiu à companhia criar vantagens competitivas sustentáveis, aqui e no mundo. No fim dos anos 1990 a companhia passou por dificuldades financeiras e novos acionistas lhe deram um novo impulso. O plano foi se afastar do negócio de carros de passeio – uma fortaleza desde os anos 1950, quando a Tupy forneceu todos os componentes de ferro fundido para os Volkswagen Fusca, Kombi e Brasília –, que perdeu espaço para o alumínio. O objetivo era migrar para uma nova base de clientes e para produtos de maior valor agregado. Assim a Tupy passou a se dedicar a produtos mais nobres e complexos, como blocos e cabeçotes para motores de veículos pesados, caminhões, ônibus, máquinas agrícolas e de construção, conforme conta Rizzo: “Abrimos uma carteira ampla de Fábrica da Maxion Wheels: maior fabricante de rodas do mundo. Domínio e desenvolvimento de tecnologias: chave para a internacionalização da catarinense Tupy. 2% da Ásia, para onde a Tupy exporta regularmente para fábricas de motores no Japão, na China e na Índia. A Tupy é, desde 2005, o maior contribuinte para a balança comercial brasileira de autopeças. É o terceiro maior exportador do setor, mas praticamente não importa nada e assim tem o maior saldo positivo dentre os fabricantes de componentes. Divulgação/Iochpe-Maxion Divulgação/Tupy

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