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36 Maio 2024 | AutoData INDÚSTRIA » DESENVOLVIMENTO máquinas e equipamentos, mas é possível entrar empresas de toda a cadeia, inclusive fabricantes de caminhões, que podem colaborar com a redução das emissões de CO2 ao oferecer os motores Euro 6 mais modernos e alternativas de biocombustíveis, como biometano, HVO e outros. A Missão 3 do programa, que trata das cidades inteligentes e mobilidade sustentável, a indústria automotiva tem a óbvia participação com o fornecimento de veículos de transporte público, dentre outras possibilidades. A Missão 4 é importante para financiar a atualização dos processos industriais do setor e posicionar as empresas na transição tecnológica, com incentivo à adoção de tecnologias da Indústria 4.0 em seus parques fabris. Na Missão 5, que trata da descarbonização, o setor automotivo é pilar fundamental para reduzir a emissão de CO2. E na Missão 6, “tecnologias de interesse para a soberania e defesa”, as fabricantes de veículos e peças apoiam com sua tecnologia de veículos e sistemas de propulsão. VETOR DE OUTRAS INDÚSTRIAS Em paralelo com o Mover, Programa Mobilidade Verde e Inovação, a política industrial brasileira reforçada pelo NIB tende a potencializar a indústria automotiva nacional. Nos cálculos de Calvet a tendência é elevar a participação do parque automotivo no PIB Industrial, hoje na casa dos 20%: “A conjuntura é favorável, a tendência é de o mercado voltar a crescer, por diversas razões como queda da taxa de juros, o marco das garantias, o reaquecimento da economia. Só que como o setor representa uma condição de valor agregado maior, crescerá mais do que os outros setores”. É inegável que Lula, por meio do ministro Alckmin, deu atenção especial à indústria automotiva nesta primeira metade de seu terceiro mandato. A começar com o programa de descontos promovido no meio do ano passado, que ajudou a tirar da estagnação as vendas de veículos – foram destinados nada menos do que R$ 700 milhões para patrocinar descontos para o consumidor na compra um automóvel ou comercial leve zero-quilômetro, e outro R$ 1 bilhão foi reservado a caminhões e ônibus, mas nem todo o dinheiro foi usado. A explicação para esta preocupação do presidente, afora ele ter trabalhado na indústria em seus tempos de metalúrgico, é o potencial da produção de veículos funcionar como importante alavanca para a própria economia. “A indústria automotiva tem uma importância grande na geração de empregos de qualidade”, afirma Samy Moscovitch, analista de produtividade e inovação da ABDI, Agência Brasileira de Desenvolvimento Divulgação/VW Divulgação/?????????

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