32 Maio 2024 | AutoData EVENTO » AGRONEGÓCIO tal de propriedade compense, pois requer manutenção mais simples e menos onerosa. A expectativa é que chegue ao mercado no início de 2025. No diesel para maquinário agrícola uma das apostas é o QSF 4.5, motor eletrônico de quatro cilindros e faixa de potência de 99 cv a 210 cv, que está em testes com uma fabricante de máquinas. O produto poderá ser feito na fábrica da Cummins em Guarulhos, SP, e já nasce com 65% de conteúdo nacional. Outra é o motor mecânico F4.5, com cárter estrutural para ser usado por tratores, segmento no qual a Cummins hoje ainda não está presente. O início da produção comercial está previsto para o ano que vem. A FPT Industrial, braço do Grupo Iveco fabricante de motores, acredita que o maior volume de novos negócios deverá derivar do segmento agrícola. Não à toa um dos produtos expostos que despertaram o interesse dos visitantes na Agrishow foi seu motor Cursor 13 a etanol, apresentado na região de Ribeirão Preto, que concentra boa parte da produção do biocombustível no País. Desenvolvido em parceria com a CNH Industrial e uma usina de cana-de-açúcar no Estado de São Paulo a perspectiva é que até o fim do ano sejam terminados os testes do motor a etanol da FPT e que a produção seja iniciada já em 2025. O motor a etanol pode ser aplicado em tratores e a ideia é que também possa ser usado para repotenciamento caso o usineiro tenha um caminhão no qual deseje instalar o motor a etanol: “Nada impede que ao longo do ano que vem comecemos a fazer o mesmo trabalho para caminhões”, afirmou o recém-empossado presidente da FPT, Carlos Tavares. “Por ser um veículo vocacional ele precisa levar bomba de água, semente, cana. Movimenta-se dentro da usina, está ao lado do abastecimento de álcool”. Até o fim do ano que vem também é esperado que esteja pronto o motor F1C, que leva o conceito flexfuel a veículos comerciais. O motor multicombustível que pode usar gás natural, biometano e etanol está sendo desenvolvido em parceria da FPT com a Mahle Metal Leve e a Unifei, Universidade Federal de Itajubá, a Unesp, Universidade Estadual Paulista, e a UFPA, Universidade Federal do Pará. Além de seus já apresentados motores e geradores a gás natural ou biometano como principal aposta para redução de emissões a MWM também mostrou sua aposta no etanol durante a Agrishow. Desenvolvido integralmente no Brasil pela empresa pertencente ao Grupo Tupu o MWM 229 de 6 cilindros tem desempenho equivalente da versão a diesel. Alimentado com etanol tem 230 cv e comporá compor o portfólio da companhia para aplicações em tratores agrícolas. A previsão de lançamento é para o segundo semestre de 2024. Motor FPT Cursor 13 a etanol: biocombustível para o agronegócio. Divulgação/FTP
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