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22 Maio 2024 | AutoData EVENTO AUTODATA » FÓRUM PERSPECTIVAS CAMINHÕES novo, serão necessários mais dois ou três meses para que o veículo esteja disponível para operar. O executivo disse que o ano 2023 foi desafiador mas que a tecnologia Euro 6 trouxe resultados ainda melhores na prática do que nos testes e que, por isto, espera um segundo semestre mais aquecido, que terá o impulso da Fenatran, maior salão de transporte rodoviário de cargas da América Latina: “Historicamente o segundo semestre é mais forte do que o primeiro e precisamos nos preparar para a Fenatran”. A Iveco também participou do evento em apresentação exclusiva do diretor comercial Carlos Tavares. Ele também prevê um ano de aceleração dos negócios usando como base a projeção da Anfavea, a associação dos fabricantes, que é de alta de 13,6% na comparação com 2023. Mas Tavares admite que o incremento poderá ser maior: “No nosso caso cresceremos um pouco mais, mantendo os dois dígitos de participação [nas contas da Iveco que considera os diversos segmentos atendidos pela Daily em seu cálculo]”. Embora as projeções apontem para uma expansão no ano Tavares, assim como os demais executivos, pondera que é necessário melhorar o acesso aos financiamentos, ainda restrito pela alta taxa de juros, inadimplência elevada e, por consequência, apetite reduzido das instituições financeiras em concedê-los. Franciulli, diretor da Fenabrave, também destaca que esse é um ponto de atenção que está sendo monitorado pela entidade, pois a taxa básica de juros está em processo de corte desde o ano passado mas o cenário mudou no fim do primeiro trimestre de 2024 e a queda poderá acontecer em ritmo menor do que era esperado. MOVER TRAZ BOAS PERSPECTIVAS O Mover, Programa Mobilidade Verde e Inovação, deverá acelerar os investimentos também da indústria de caminhões, que já realizou importantes aportes para fazer a transição para o Euro 6 e para desenvolver novas tecnologias de mobilidade, a exemplo da eletrificação e do gás natural. Essa foi a visão que Gustavo Bonini, primeiro vice-presidente da Anfavea e diretor de relações institucionais da Scania. A expectativa é de que o Mover, que já contabiliza 23 empresas habilitadas e tem outros dezoito pedidos em análise, amplie os aportes financeiros para pesquisa e desenvolvimento com a intenção de promover investimentos contínuos em novas tecnologias. Alguns fabricantes de veículos pesados já estão credenciados no programa, caso da Iveco, Marcopolo, Mercedes-Benz e VWCO.

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