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14 FROM THE TOP » EVANDRO MAGGIO, TOYOTA Maio 2024 | AutoData compactos. Então teremos nessa faixa um veículo moderno, do gosto do brasileiro, e com a tecnologia híbrida flex. O outro [lançamento] também será um veículo em sintonia com as tendências de mercado. Esperamos reforçar o nosso portfólio, aumentar as exportações e fazer crescer o nosso parque fabril com geração de empregos. O sistema de propulsão híbrido flex lançado pela Toyota no Brasil em 2019 a bordo do sedã Corolla, em 2021 também no Corolla Cross, deve migrar agora para os novos carros. Hoje o sistema é importado do Japão e deve receber investimento em nacionalização. O que pode ser nacionalizado e em quanto tempo? Neste momento ainda mantemos confidencialidade sobre isto porque depende de escala, com fornecedores envolvidos, mas nossa intenção é aumentar o conteúdo local, até porque [os híbridos flex] devem ser dominantes nos mercados brasileiro e latino-americanos. Então localizar alguns componentes do sistema híbrido é fundamental para atingir o conteúdo local e alavancar nossas exportações na região, aumentar a competitividade e evitar riscos de variação cambial e da cadeia de fornecimento. Todos os modelos Toyota vendidos no Brasil até o fim da década terão versões híbridas flex? Sim, todos os nossos modelos terão versão híbrida. Hoje 40% da produção são de híbridos. Para aumentar esta proporção dependemos bastante do preço. Mas o importante é que a eletrificação é crescente no País. Outras marcas devem adotar sistemas eletrificados. O uso desta tecnologia deve crescer bastante no mercado brasileiro, atingindo de 40% a 50% das vendas. Recentemente a Toyota começou a testar seu sistema híbrido plug-in com versão bicombustível etanol-gasolina. Quando poderemos ter o primeiro Toyota híbrido plug-in flex produzido no País? Acabamos de lançar aqui o RAV4 Plug-in [importado] e entenderemos como este veículo se adapta no dia-a-dia do cliente. No passado, lá em 2013, trouxemos o Prius para fazer os primeiros testes [com um híbrido]. Faremos a mesma coisa com a tecnologia plug-in e o RAV4 é o escolhido para isto. Observaremos o comportamento do cliente e em paralelo a gente faz os testes com etanol e tecnologia flex. Com relação aos carros elétricos a bateria, os BEVs, os líderes globais da Toyota comentam que eles não devem representar mais do que 30% das vendas totais do planeta. No Brasil como fica? “ Todos os nossos modelos terão versão híbrida. Hoje 40% da produção são de híbridos. Para aumentar esta proporção depende bastante do preço. O uso desta tecnologia deve crescer bastante no mercado brasileiro, atingindo de 40% a 50% das vendas.”

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