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12 FROM THE TOP » EVANDRO MAGGIO, TOYOTA Maio 2024 | AutoData tentar localizar o máximo possível. Nós anunciamos recentemente um ciclo de investimento de R$ 11 bilhões e parte destes recursos vai para a localização de produção de motores na nossa planta de Porto Feliz [SP]. Qual é a sua avaliação sobre o Mover, o Programa Mobilidade Verde e Inovação, que o governo lançou este ano? O Mover é muito positivo porque trata de competitividade e modernidade, envolve eletrificação, biocombustível, reciclagem, eficiência energética, descarbonização e desenvolvimento futuro. Na Toyota nós seguimos muito de perto a construção do Mover e orientamos nossas escolhas de forma a estar alinhados com o programa. Em março a Toyota divulgou plano de investir R$ 11 bilhões no Brasil até 2030. É o maior aporte já anunciado pela empresa no País. O que motiva este investimento? É uma conjunção de fatores. Primeiro porque nossos produtos têm boa aceitação, principalmente os híbridos flex para o mercado doméstico e, também, a versão híbrida a gasolina para exportação a países que ainda não têm o etanol. Estes modelos já representam 40% da nossa produção no Brasil. Assim nós identificamos oportunidades para dois novos produtos que lançaremos no futuro, um deles inclusive desenvolvido especialmente para o Brasil, e estes dois veículos requerem maior capacidade de produção. Também aumentaremos a produção de motores. Então um fator foi levando ao outro e entendemos que temos de fazer um investimento na nossa estrutura produtiva. “ Nós identificamos oportunidades para dois novos produtos que lançaremos no futuro, um deles inclusive desenvolvido especialmente para o Brasil, e estes dois veículos requerem maior capacidade de produção.” Os desafios dessas áreas passam por desenvolvimento de tecnologia a custo competitivo e, ao mesmo tempo, por assegurar uma cadeia estável de suprimentos. Quando olhamos para o cenário brasileiro a indústria é muito competente em peças de baixa e média complexidade, como estampados, injetados, eletrônicos mais básicos, mas a situação já é diferente para a eletrônica avançada. Os veículos estão incorporando cada vez mais conteúdo de alta tecnologia que precisa de escala de produção. Então o desafio é trazer esta escala para produzir aqui tecnologias mais complexas. Um dos fatores-chave para isto é buscar volumes e aí um elemento muito importante é a exportação. Quantos fornecedores produtivos a Toyota tem no Brasil hoje e qual é o índice médio de nacionalização dos carros produzidos aqui? Hoje a Toyota gerencia 522 fornecedores no Brasil, dos quais 154 abastecem a nossa linha com componentes. Em média nossos veículos têm 65% de conteúdo local e temos como filosofia

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