100 ESPECIAL L GÍSTICA A Inteligência Artificial é apenas uma das ferramentas que os grandes players de Logística estão adotando para aprimorar a eficiência e reduzir os custos IA: BOLA DA VEZ A evolução sempre existiu. Empresas de logística, tanto as do tipo inbound (levam autopeças para a montadora) quanto as outbound (cegonheiros), caminham lado a lado com a própria indústria automotiva no quesito inovação. Mas nada comparável aos últimos 5 anos, quando a introdução de big data, por exemplo, alterou radicalmente os coeficientes de eficiência das empresas logísticas. O advento da tecnologia proporcionou grandes saltos de evolução. E esse é um caminho sem volta, o que estreita cada vez mais as possibilidades de pequenos players participarem do negócio. Logística em indústria automotiva virou um business de gente (e empresa) grande. A possibilidade de processar uma grande quantidade de dados, graças à presença de ferramentas como, Analytics, RFID e IA, além da própria Big Data, garantiu às empresas de logística o aprimoramento de rotas, custos, processos e planejamento, com resultados palpáveis a favor da cadeia de matéria- -prima, passando por indústria de autopeças e sistemistas, chegando às montadoras e, posteriormente, aos concessionários. Hoje é possível processar uma grande quantidade de dados quase que instantaneamente, traçando as melhores rotas, rastreando produtos, melhorando o desempenho dos transportadores, além de monitorar e otimizar estoques, entre outros benefícios. Essa parceria se torna cada vez mais funda-
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