78 » FIM DE PAPO Abril 2024 | AutoData 60 mil 800 mil 700 mil US$ 184 bi “H oje 800 milhões de pessoas no mundo não têm acesso à energia elétrica e para outros milhões o fornecimento não é estável. Então para eles a mobilidade elétrica não é a solução, ao menos não nos próximos vinte ou trinta anos, quando nós realmente precisamos zerar as emissões. Temos de pensar na pobreza de energia. Pobreza de transporte é uma questão real no Sul global. Temos de ter em mente que não há uma solução de mobilidade que sirva a todos.” Roberto Schaeffer, professor de Economia da Energia na UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro, ao participar da segunda edição anual do Freedom of Mobility Forum, iniciativa da Stellantis mediada pela consultoria Wavestone. ........................................................................................................................................ “ Devemos nos afastar do pensamento dogmático que uma solução serve a todos. Eu não acho que isso vá funcionar. Os veículos elétricos atuais podem ser uma solução para algumas de nossas sociedades.” Carlos Tavares, CEO da Stellantis, em participação na segunda edição anual do Freedom of Mobility Forum, iniciativa da Stellantis mediada pela consultoria Wavestone. “ Nunca vi, na minha vida executiva, uma convergência da sociedade, do setor privado, do Executivo, do Legislativo e até do Judiciário na direção de que a oportunidade verde para o Brasil é de fato relevante, com a perspectiva de que cabe todo mundo nela.” André Clark, vice-presidente sênior para a América Latina da Siemens Energy, em entrevista ao NeoFeed, sobre a possibilidade de o Brasil liderar do processo global de transição energética de baixo carbono, graças à sua matriz limpa e crescimento dos projetos avançados de bioenergia. ........................................................................................................................................ “ As importações comeram parte do mercado interno, que cresceu 9% no primeiro trimestre, e perdemos exportação por causa do mau desempenho dos mercados externos. Assim a produção ficou estável. Somente com a substituição dos volumes importados poderíamos ter crescido 5%. É relevante porque é na produção que estão os empregos.” Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, no início de abril, durante divulgação de resultados dos fabricantes de veículos no primeiro trimestre do ano. Veículos que a indústria deixou de produzir no primeiro trimestre do ano por causa do aumento de importações e queda das exportações, segundo a Anfavea. No período foram produzidos 538 mil unidades, insignificante 0,4% acima do mesmo intervalo de 2023. Equivalente de barris de petróleo de biometano desperdiçado por dia no Brasil, segundo a Abiogás. O gás emitido para a atmosfera de fontes como aterros sanitários, esgoto urbano e resíduos da agropecuária pode ser utilizado para abastecer veículos. Volume de automóveis e veículos comerciais leves que as locadoras pretendem comprar até o fim deste ano para renovar suas frotas no Brasil, com aumento substancial de 18,6% sobre as 590 mil unidades adquiridas em 2023, segundo estimativa da Anfavea. Valor que as fabricantes de chips avançados Intel [US$ 100 bilhões], Samsung {US$ 44 bilhões] e TSMC, Taiwan Semiconductor Manufacturing [US$ 40 bilhões], pretendem investir em desenvolvimento e na construção de novas fábricas de semicondutores nos Estados Unidos.
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