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74 Abril 2024 | AutoData AGÊNCIA AUTODATA » NEGÓCIOS A Randon iniciou testes de campo, que vão durar três meses, de sua carreta frigorificada alimentada com energia solar captada por placas fotovoltaicas instaladas no teto do implemento. A avaliação é realizada em operações reais em parceria com a Transportes Tozzo, de Chapecó, SC. O semirreboque frigorífico Randon Solar produz parte da energia que consome e assim reduz o consumo do diesel, com economia calculada de até 1,8 mil litros por ano. Todo o funcionamento é automatizado, sem a necessidade de intervenção do motorista. O produto-conceito foi desenvolvido em parceria do Instituto Hercílio Randon com o Centro Tecnológico Randon. A tecnologia é compatível com o sistema de tração auxiliar elétrico e-Sys e com as aplicações de inteligência embarcada do Randon Smart. Foton começa a vender caminhão elétrico Randon inicia testes de carreta com placas solares Fenatran 2024 esgota espaços Cummins Meritor aumenta nacionalização A chinesa Foton começou a vender no País o caminhão elétrico semileve iBlue, com PBT de 6 toneladas e capacidade para transportar até 3,6 toneladas de carga. O modelo, já disponível nas concessionárias, vem equipado com motor elétrico de 156 cv e duas baterias da CATL de 81 kWh que, juntas, garantem autonomia para rodar até 200 quilômetros. O iBlue tem garantia de cinco anos ou 200 mil quilômetros. A Fenatran 2024, a ser realizada de 4 a 8 de novembro no São Paulo Expo, em São Paulo, já teve todos os espaços comercializados, segundo divulgou a RX Brasil, empresa organizadora do evento. Serão mais de seiscentas marcas espalhadas por 100 mil m² de exposição. Todas os fabricantes de caminhões com produção nacional confirmaram presença, assim como diversas fabricantes de implementos rodoviários e empresas envolvidas na cadeia do transporte rodoviário de cargas. A Fenatran 2024 oferecerá ainda espaço para test-drive de caminhões Iveco, Mercedes-Benz, Scania e Volkswagen. A carcaça do eixo MS-120 já está sendo fabricada pela Cummins Meritor em Osasco, SP, para fornecimento a fabricantes de caminhões e ônibus com capacidade de 10 a 14 toneladas de PBTC, Peso Bruto Total Combinado. Para localizar o componente a empresa investiu na aquisição de novos ferramentais de usinagem e em instalações mais modernas. A nacionalização integra plano da Cummins Meritor de fortalecer sua capacidade na região de produzir eixos e sistemas de tração e rodagem. Segundo a empresa o aumento da produção local agiliza entregas e aumenta o conteúdo local, o que contribui para aprovar financiamentos da linha Finame/BNDES. A carcaça do MS-120 também pode ser utilizada na versão ECO, Electric Compatible, eixo desenvolvido pela engenharia brasileira para equipar veículos elétricos. Divulgação/Randon Divulgação/Fenatran Divulgação/Foton

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