72 Abril 2024 | AutoData AGÊNCIA AUTODATA » NEGÓCIOS Basalt é o próximo lançamento da Citroën VW Polo é o veículo mais vendido no primeiro trimestre Honda abre segundo turno em Itirapina e Sumaré BYD já vende carregadores no Brasil O próximo Citroën a ser produzido pela Stellantis na fábrica de Porto Real, RJ, já tem nome: Basalt, um SUV-cupê que chega às concessionárias ainda este ano. Será o terceiro modelo do projeto C-Cubed, após os lançamentos do hatch novo C3, em 2022, e do SUV C3 Aircross com até sete assentos, no fim do ano passado. Assim como estes dois o Basalt foi desenvolvido em parceria com a Índia, sobre versão simplificada para mercados emergentes da plataforma CMP, projetada pela PSA antes da fusão com a FCA que criou o Grupo Stellantis, em 2021. Com a liderança em março, com quase 2 mil unidades à frente da Fiat Strada, o Volkswagen Polo assumiu também o degrau mais alto do pódio do mercado brasileiro no primeiro trimestre. Foram 11,9 mil licenciamentos em março, que garantiram 27,2 mil unidades no acumulado dos três meses. A picape Strada, vice-líder, somou 10 mil emplacamentos em março e 26,6 mil de janeiro a março. O Chevrolet Onix completou o pódio no mês passado, com 7,8 mil unidades, e no trimestre dois modelos empataram na terceira posição: Fiat Argo e Hyundai HB20, com 18,1 mil licenciamentos. No início de abril as fábricas da Honda Automóveis em Itirapina e Sumaré, no Interior paulista, passaram a operar em dois turnos. Em Itirapina, onde são produzidos City hatch e sedã e o SUV HR-V, o segundo período de trabalho é adotado pela primeira vez na planta desde sua inauguração, em 2019. Para as duas unidades foram contratados 450 novos empregados, aumentando o contingente de Itirapina para 1 mil 350 funcionários e em Sumaré, onde são produzidos motores e peças, para 1,2 mil pessoas. No fim de março a BYD apresentou seu portfólio de carregadores para carros elétricos que passam a integrar seu portfólio do ecossistema de recarga no Brasil. Agora a empresa chinesa vende sistema de carregamento de veículos usando apenas energia limpa, ao combinar seus carregadores com as placas de captação de energia solar, que produz em Campinas, SP, e suas baterias que armazenam a energia gerada durante o dia. Mas os carregadores podem ser instalados também na rede elétrica comum. Divulgação/Honda Divulgação/VW Divulgação/BYD Divulgação/Citroën
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