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70 Abril 2024 | AutoData AGÊNCIA AUTODATA » NEGÓCIOS Divulgação/GM Divulgação/Carese Redação AutoData FPT soma 200 mil motores produzidos na Argentina Média salarial do setor automotivo na China é 2,5 vezes maior que a do Brasil Honda e Nissan negociam parceria Carese assume solda de cabines da VWCO A FPT chegou à marca de 200 mil motores produzidos na Argentina, em sua fábrica instalada em Córdoba. O propulsor de número 200 mil foi um Cursor 13 Euro 6. A unidade dispõe, hoje, de duas linhas que produzem os motores diesel de médio porte NEF e algumas versões do Cursor 9, 10, 11 e 13, para caminhões pesados. A fábrica é usada para abastecer o mercado argentino e todas as exportações são enviadas para o Brasil, para equipar caminhões Iveco. A média salarial do setor automotivo no Brasil em 2023, considerando as áreas operacionais e administrativas, foi de € 1 mil, cerca de R$ 5,4 mil. O valor é 2,5 vezes menor do salário médio pago a profissionais que desempenham funções semelhantes na China: € 2,5 mil, ou R$ 13,6 mil. Os dados são da pesquisa Tendências de RH - Setor Automotivo, realizada pelo Gi Group Holding em parceria com a universidade Politecnico di Milano, da Itália, e a empresa de inteligência de dados INTWIG Data Management, compartilhado com exclusividade para AutoData. O nível brasileiro de € 1 mil é o mesmo de países como Polônia e Hungria, no Leste Europeu, mas é metade dos € 2 mil, ou R$ 11 mil, pagos em fábricas de veículos na Espanha, e corresponde a um quarto do salário mensal médio em países como Reino Unido e Estados Unidos, que ultrapassa € 4 mil, ou R$ 21,7 mil. Honda e Nissan assinaram, em março, um memorando de entendimento para estudar parcerias de desenvolvimento nas áreas de eletrificação e inteligência veicular. A intenção é explorar possibilidades de cooperação mútua em tecnologias ambientais, de eletrificação e projetos de softwares, incluindo componentes-chave de veículos elétricos e complementaridade de produtos. A ideia de unir forças e diluir custos está na agenda dos principais fabricantes globais de veículos, para conseguir colocar no mercado modelos eletrificados mais baratos. A partir de abril a Carese, empresa do Grupo Pentanova, será a nova responsável por operar a área de armação e solda de cabines da Volkswagen Caminhões e Ônibus em Resende, RJ. A empresa já dirigia a pintura no Consórcio Modular e agora, nas operações de soldagem, substitui a Aethra Automotive Systems e incorpora seus 340 funcionários em área de 28 mil m². Dessa forma a Carese passa a executar todo o fechamento de chapas e acabamento das cabines dos caminhões Volkswagen. O Grupo Pentanova, de origem austríaca, adquiriu em 2021 a Eisenmann do Brasil, que desde 1996 respondia pela cabine de pintura da fábrica da VWCO.

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