61 AutoData | Abril 2024 cuja aparência foi beneficiada pelo uso de faróis e lanternas de LED em todas as versões. O acabamento interior também foi bastante aprimorado. Mas o pouco vigoroso motor aspirado 1.8 de 111 cv com etanol ou 106 cv com gasolina segue sendo o mesmo inicialmente projetado há mais de vinte anos e o último ainda produzido pela GM em São José dos Campos, SP. Mas o propulsor recebeu aprimoramentos ao longo do tempo, o último deles agora, para torná-lo mais econômico e adaptado às normas de emissões Proconve L8, que só entra em vigor no começo de 2025. A Spin conserva e melhora as qualidades que fazem dela uma das duas únicas opções de carro familiar com amplo espaço interno na sua faixa de preços: são duas versões de cinco assentos, LT com câmbio manual de seis marchas por R$ 120 mil ou transmissão automática por R$ 127 mil, e duas opções com sete lugares – que segundo a GM representam 70% das vendas –, ambas automáticas, a LTZ por R$ 138 mil e a topo de linha Premier por R$ 145 mil. Nesta faixa o único competidor no mercado brasileiro é o recém-lançado Citroën C3 Aircross, que apresenta preços pouco abaixo da Spin mas oferece menos espaço e acabamento interno muito rústico, apesar de ostentar o moderno e eficiente motor 1.0 turboflex de 130 cv. É uma questão de preferência mas a GM aposta que pode levar a melhor para seu tipo de cliente, nomeado pelo marketing de bigmalista, aquele que procura por mais conforto para a família do que design e potência. CLIENTE FIEL A GM informa que, apesar de todas as melhorias acrescentadas à nova Spin, os preços foram quase que mantidos no mesmo lugar, uma das principais aspirações dos fiéis clientes, que em pouco mais de 21 anos compraram 350 mil unidades e por todo esse tempo sustentam a venda anual do modelo na faixa de 1% do mercado total de veículos no País. Antes da pandemia de covid, em 2019, a Spin era o terceiro veículo mais vendido da GM, com 28,4 mil emplacamentos naquele ano, atrás só dos então campeões de vendas Onix hatch e sedã. Em 2023, após o lançamento de novos modelos como Tracker e Montana, a Spin caiu para sexto carro mais demandado da empresa, mas mesmo em mercado menor as com-
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