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56 Abril 2024 | AutoData ELETRIFICAÇÃO » TRANSPORTE PÚBLICO é vizinha. Assim, se faltar energia em uma é possível ativar o plano B. A operação é considerada exemplo para a Transmilenium, segundo Sebastian Saenz, líder de infraestrutura de La Rolita. Ele calcula que os 183 ônibus de La Rolita evitam a emissão de 6 mil toneladas de CO2 por ano. “E eles não fazem barulho, o que colabora com a qualidade de vida dos motoristas e dos vizinhos, que podem dormir sossegados na madrugada sem o barulho de ônibus com motor diesel entrando e saindo da garagem.” A política de boa vizinhança se estende até a uma horta comunitária, compartilhada com a comunidade que vive ao redor da garagem. Na linha da gestão socioambiental ESG, com orgulho, Saenz conta que as mulheres são 60% do quadro de motoristas dos ônibus elétricos. MAIOR DA AMÉRICA LATINA A alguns quilômetros de La Rolita, também em local com terrenos mais em conta, está a Green Móvil. Ocupando área de 40 mil m² é, segundo a Transmilenium, a maior garagem de ônibus elétrico da América Latina e da Europa: podem estacionar ali 406 ônibus 100% elétricos. Também são todos chassis BYD, produzidos na China, mas com carroceria Marcopolo, montada pela Superpolo, joint- -venture da brasileira Marcopolo com a colombiana Fanalca. Para a estrutura, cuja operação não requer o carregamento de todos os ônibus ao mesmo tempo, foram investidos US$ 20 milhões. Diferente da La Rolita o sistema de carregamento escolhido não foi o aéreo. A estrutura está toda no chão, da forma mais usual, com os cabos saindo dos carregadores para serem conectadas aos veículos. É mais parecido com um grande hub de recarga para ônibus. Na Green Móvil são 111 supercarregadores com 381 carregadores dispensadores. Como são muitos ônibus não existe momento em que todos estão sendo recarregados ao mesmo tempo. O tempo de recarga varia de uma hora e meia a duas horas e meia. Toda a energia consumida, suficiente para abastecer um município de 200 mil pessoas, é comprada no mercado livre de energia colombiano a taxas inferiores às aplicadas na geração comum. Os preços são negociados com a Enel e a Terpel, segundo Jimmy Daza, diretor de operações da Green Móvil. Ele conta que a construção de toda a estrutura demorou um ano, pois envolveu preparação também de segurança com um complexo sistema de combate a incêndios. Em abril de 2022 os primeiros Supercarregadores em La Rolita distribuem energia para 93 carregadores dispensadores que recarregam as baterias dos ônibus na garagem Carregadores da Green Móvil: maior garagem de ônibus elétrico da América Latina e da Europa, para 406 veículos.

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