50 Abril 2024 | AutoData INDÚSTRIA » INVESTIMENTOS Roa acrescenta que não são só os fabricantes de veículos que poderão acessar os incentivos do Mover, mas também os fornecedores de autopeças interessados em desenvolver novo projetos no País – ou mesmo pressionados pelas montadoras, para assim dividir os investimentos: “As condições do programa para fabricantes de componentes estão até mais atraentes do que em programas anteriores”, indica o consultor. OPÇÃO PELOS HÍBRIDOS FLEX Todos os investimentos anunciados até agora têm um projeto comum a todos os fabricantes: o desenvolvimento, no País, de sistemas de propulsão híbridos flex, a combinação de propulsores elétricos com motores bicombustível etanol- -gasolina. Esta escolha atende ao interesse do governo brasileiro em convergir o desenvolvimento tecnológico da indústria automotiva com o avanço da indústria do etanol – e de outros biocombustíveis em desenvolvimento no País. É uma forma eficiente de reduzir e até anular as emissões de CO2 da frota de veículos leves e, também, de proteger o próprio mercado contra invasões estrangeiras. “Como é uma tecnologia única do Brasil os fabricantes terão de, necessariamente, investir para desenvolver isto aqui, pois não têm tudo pronto nas matrizes, que em muitos casos estão optando só pelos elétricos”, observa Wong. “Também é fato que só com elétricos puros demoraria bem mais para formar mercado e nacionalizar a produção.” Embora alguns fabricantes, como a Stellantis, já tenham anunciado que também utilizarão os investimentos para produzir elétricos a bateria no País, os híbridos seguem sendo a melhor solução para o caso brasileiro, suficiente para reduzir e até eliminar emissões de efeito estufa e, ao mesmo tempo, evitar perdas econômicas com a eliminação de alguns elos da cadeia produtiva, como a produção de motores a combustão que não são utilizados por carros elétricos puros (veja nesta edição reportagem sobre o estudo Trajetórias Tecnológicas mais Eficientes para a Descarbonização da Mobilidade). Divulgação/Nissan
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