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46 Abril 2024 | AutoData INDÚSTRIA » INVESTIMENTOS desde 2021, ainda mantém aqui um centro com mais de quinhentos engenheiros que desenvolvem projetos globais e que, assim, poderá ser contemplada com incentivos fiscais previstos pelo Mover. PROMESSAS X REALIDADE Pela soma na casa da centena de bilhões de reais o atual ciclo de investimento vem sendo ufanado como o maior da história indústria automotiva no País. Em valores nominais pode ser mas não na conversão para dólares. Pela cotação cambial do meio de abril, os cerca de US$ 20 bilhões agora anunciados estão muito próximos dos valores somados que diversos fabricantes de veículos prometeram investir no Brasil dez anos atrás. Sim, prometeram, porque nem tudo que se promete é convertido em investimento de fato. Todas as empresas que anunciam aportes sempre os realizam, em alguma medida, mas nunca informam reduções de valores ou adiamento de programas em virtude de mudanças no cenário político e econômico, algo que invariavelmente acontece ao longo de tantos anos à frente da data em que esses programas são iniciados. Dias cheios de investimentos bilionários do setor automotivo para Lula e Alckmin no início de 2024: visita à Volkswagen para R$ 16 bi, executivos da GM, Hyundai e Stellantis vão ao Planalto comunicar R$ 42,5 bi (abaixo e na página seguinte), e assinatura de portaria de incentivos de R$ 19,3 bi do Mover (próxima página). Fotos: Divulgação/Presidência da República Isso já aconteceu na década passada: quando as vendas começaram a cair após o pico de quase 4 milhões, em 2013, muitos fabricantes que haviam anunciado investimentos cortaram ou adiaram aportes. Nenhuma empresa presta contas neste sentido. “Todos esses anúncios são como cartas de intenções”, pondera Ricardo Roa, sócio da KPMG líder para consultoria no segmento automotivo. “As empresas assumem investimentos na esperança de que não haverá mudanças nas condições políticas e econômicas, mas como os programas envolvem vários anos à frente muita coisa pode mudar e alterar os planos.” Para David Wong, diretor sênior de consultoria das áreas de mobilidade e manufatura da Alvarez & Marsal, “os investimentos que estão sendo anunciados

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