38 Abril 2024 | AutoData POLÍTICA INDUSTRIAL » DESENVOLVIMENTO pontos. Se produzir o híbrido flex 100% local será 5 vezes 20, ou 100 pontos. Para chegar aos 250 pontos só mesmo com o veículo elétrico a hidrogênio produzido aqui. Então todos começaram a ver que ninguém conseguirá alcançar os 320% [sobre o investimento]. Pelo menos nos próximos três a quatro anos será muito difícil atender”. Das empresas instaladas no País o consultor afirma que boa parte considera que conseguirá de 50% a 60% de créditos sobre os investimentos porque elas já têm indicadores altos de atividade de infraestrutura fabril e de engenharia no País. PREVISIBILIDADE A Portaria 43, segundo Francisco Tripodi Neto, trouxe uma forma de controle de previsibilidade e de apuração dos créditos. As empresas precisam agora de um esforço de planejamento muito maior do que tinham no Rota 2030, pois em todo início de trimestre enviarão para o governo a previsão de gastos e, consequentemente, de créditos financeiros pleiteados para aquele trimestre. O governo controlará melhor e saberá se está distante ou não dos limites de créditos a serem concedidos, que começam em R$ 3,5 bilhões este ano e totalizam R$ 19,3 bilhões até 2028. “Essa autorização vai seguir o conceito de first in, first out [entra primeiro, sai primeiro], sequencial”, observa Tripodi Neto. “Então pode ser que alguma empresa que demore a apresentar a sua previsão de investimento e crédito financeiro fique de fora. As empresas que hoje se habilitarem terão de reforçar as áreas financeira e de engenharia.” Outra novidade é que o Mover está mais abrangente ao incentivar as atividades de P&D e a geração de créditos. Por exemplo: o gasto com ferramental, uma rubrica muito comum no setor automotivo, no Rota 2030 era utilizado para fim de cumprimento de meta de investimento mas não gerava benefícios fiscais: “Imaginamos que o benefício fiscal crescerá significativamente por conta desses gastos com ativos fixos de ferramental, agora elegíveis para fim de crédito financeiro”. Divulgação/Volvo
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