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16 FROM THE TOP » EMANUELE CAPPELLANO, STELLANTIS Abril 2024 | AutoData “ Hoje os carros são extremamente caros, isso limita o tamanho do mercado. Então é muito importante investir na engenharia do Brasil e nos carros projetados para brasileiros.” necedores, de mão-de-obra qualificada, várias infraestruturas. Pela forma como o incentivo foi estruturado, que vai diminuindo ao longo tempo, nesse período [até 2032] a competitividade aumentará. A distância continua a ser extremamente longa, mas os fornecedores chegarão lá, nós já temos um parque de fornecedores que é muito maior comparado com 2015, quando a planta começou a operar. Temos o objetivo de chegar a cem fornecedores nos próximos anos e agora existe muito mais mão-de-obra qualificada na região, temos competências desenvolvidas localmente e aos poucos a indústria está crescendo. Esse planejamento de incentivo que ao longo do tempo diminui na medida em que a competitividade aumenta é um esquema que funciona. Das fábricas da Stellantis na América do Sul três complexos industriais no Brasil e dois na Argentina, além da operação de montagem no Uruguai com a Nordex, quais são mais competitivas atualmente e quais precisam de mais investimentos? Já falamos que Pernambuco precisa melhorar a própria competitividade. As outras plantas são competitivas. Então não há um foco de investimento específico para aumentar a competitividade de fábricas. Os nossos investimentos são mais para aumentar a competitividade dos produtos, das plataformas, das tecnologias. Qual é o porcentual médio de nacionalização dos veículos fabricados pela Stellantis hoje no Brasil? Existem planos para aumentar esse conteúdo? Devemos ter [média de localização] pouco acima de 80%. Nós trabalhamos todos os dias para aumentar este percentual

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