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97 AutoData | Março 2024 e carros de competições esportivas. Com o investimento foi agregado ao complexo no Interior paulista um centro de pesquisa e um laboratório de testes, que trabalham em paralelo com o central em Milão, Itália. Agora já é possível desenvolver um pneu do zero em Campinas, mas sempre com apoio da matriz: “Não produzimos apenas pneus aqui, pois mantemos um polo de tecnologia e de inovação. Somos capazes de exportar tecnologia além de pneus. Hoje um terço da nossa produção vai para diferentes mercados, como o dos Estados Unidos”. O laboratório já está em operação desde o início deste ano. Trabalha em conjunto com o Circuito Pan-Americano, de Elias Fausto, SP, um dos maiores campos de provas automotivas da América Latina, onde são feitos diversos testes em campo da Pirelli e de outras empresas, inclusive fabricantes de veículos. Assim a Pirelli avança em desenvolvimento de tecnologia na América do Sul. CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO Em terreno anexo à fábrica está sendo erguido a outra parte do investimento, o novo centro de distribuição, que ocupará área de 56 mil m². Em cerimônia no dia 13 de março, com a presença do prefeito de Campinas, Dário Saadi, foi assentada a pedra fundamental do empreendimento, construído em parceria com Galápagos, TZI e Monto Engenharia. As obras já começaram – estão na fase da terraplenagem. A intenção é que em catorze meses o armazém seja inaugurado, com capacidade para 800 mil pneus. “Em Campinas teremos tudo: a produção de pneus, laboratórios de desenvolvimento e o armazém”, observa o CEO da Pirelli América Latina. MAIS INVESTIMENTOS Alarcon disse que o investimento anunciado independe do Mover, Programa Mobilidade Verde e Inovação. Ele elogiou a iniciativa e deu a entender que abre oportunidades para a atração de mais investimentos no futuro: “Nos últimos seis anos investimos mais de R$ 2 bilhões no Brasil. Já acreditávamos no potencial antes do programa, que foi também uma excelente notícia”. O executivo ressaltou, porém, a dificuldade que a indústria brasileira de pneus vem passando com o avanço das importações, especialmente de produtos chineses. Ele acusou a prática de dumping de alguns fabricantes asiáticos: “É uma prática prejudicial para a indústria, que pode afastar investimentos e tirar empregos. Prejudica a Receita Federal, com perda de arrecadação, e o meio-ambiente, porque estes importadores não têm a obrigação de retirar estes pneus de circulação e destiná-los de forma correta. Hoje nenhum pneu produzido no Brasil vai para aterros sanitários: é transformado em matéria- -prima para outras atividades”. Alarcon disse que o governo está atento à questão e as negociações ocorrem no âmbito da Anip, a associação que reúne os fabricantes de pneus no País. Ele reforçou, porém, que a análise de novos investimentos passam por essa questão: “O Brasil é competitivo para produzir pneus mas temos a concorrência forte do México, por exemplo”.

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