408-2024-03

63 AutoData | Março 2024 e com a chegada do Kardian e da nova plataforma se tornou ainda mais eficiente. O que fizemos foi aproveitar o ciclo de investimento de R$ 5,1 bilhões, de 2021 a 2025, para investir também na produção, para automatizar linhas e digitalizar mais processos.” EVOLUÇÃO O engenheiro químico Vagner Mansan acompanhou todas as muitas evoluções da fábrica da Renault no Paraná: ele ingressou na empresa antes mesmo da construção dos prédios de produção, para trabalhar na instalação do que foi a primeira linha de pintura a base de água do Grupo Renault no mundo. Mansan evoluiu junto e hoje é o diretor das fábricas de veículos do Complexo Ayrton Senna. Apontando com orgulho a limpeza do chão de todas as linhas de produção e a produtividade dos novas robôs que chegaram Mansan afirma que a evolução da fábrica que dirige é constante: “Já produzimos aqui na unidade de veículos de passeio 25 modelos e mais de 3,4 milhões de carros. Cada novo produto traz evoluções e assim a fábrica está sempre se modernizando. O Kardian dá um novo salto nesta direção”. “Com a chegada da nova plataforma instalamos na fábrica um novo sistema informatizado que nos permite simular virtualmente várias operações, algo que antes do Kardian só tínhamos na Europa e em alguns fornecedores”, destaca o diretor de engenharia de processos Giuliano Eichmann. “Agora podemos prever como tudo funciona antes mesmo da instalação de maquinários e ferramentas, ganhamos tempo e evitamos erros.” O treinamento para utilizar o sistema levou cerca de um ano, mas valeu a pena: “Tivemos uma redução significativa de tempo para instalar o novo maquinário para produzir o Kardian e quando começamos praticamente não houve problemas a resolver”, conta Eichmann. E Mansan exemplifica: “Na estamparia tivemos

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=