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» EDITORIAL AutoData | Março 2024 Diretor de Redação Leandro Alves Conselho Editorial Isidore Nahoum, Leandro Alves, Márcio Stéfani, Pedro Stéfani, Vicente Alessi, filho Redação Pedro Kutney, editor Colaboraram nesta edição André Barros, Caio Bednarski, Roberto Hunoff, Soraia Abreu Pedrozo Projeto gráfico/arte Romeu Bassi Neto Fotografia DR/divulgação Capa Foto divulgação Renault Comercial e publicidade tel. PABX 11 3202 2727: André Martins, Luiz Giadas Assinaturas/atendimento ao cliente tel. PABX 11 3202 2727 Departamento administrativo e financeiro Isidore Nahoum, conselheiro, Thelma Melkunas, Hidelbrando C de Oliveira, Vanessa Vianna ISN 1415-7756 AutoData é publicação da AutoData Editora e Eventos Ltda., Av. Guido Caloi, 1000, bloco 5, 4º andar, sala 434, 05802-140, Jardim São Luís, São Paulo, SP, Brasil. É proibida a reprodução sem prévia autorização mas permitida a citação desde que identificada a fonte. Jornalista responsável Leandro Alves, MTb 30 411/SP autodata.com.br AutoDataEditora autodata-editora @autodataeditora Por Pedro Kutney, editor Parece que agora vai O fôlego das noventa páginas editoriais desta AutoData, ainda em março, mostra que o setor automotivo nacional parece entrar em uma nova corrida do ouro – ainda que o tamanho da fortuna potencial oferecida pelo mercado brasileiro não pareça tão grande. Há mais de dez anos não se via tantos anúncios bilionários de investimentos de fabricantes de veículos no Brasil. Segundo calcula o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio a coisa já ultrapassa os R$ 100 bilhões em aportes para desenvolver fábricas e novos veículos até o fim desta década. O valor é substancial especialmente porque o mercado brasileiro está estacionado em pouco mais de 2 milhões de veículos/ano, pouco mais da metade do que foi há dez anos. Contudo os produtos paridos ou em gestação têm valor agregado muito superior. Esta AutoData trata de várias destas iniciativas, a começar por uma que já é realidade, o Kardian, carro que trouxe investimentos de R$ 2 bilhões e abriu caminho para mais R$ 2,1 bilhões, pois simboliza o começo de uma nova era de maior valor agregado para a Renault e, por que não, para a indústria que o cerca. Por isto o lançamento mereceu um caderno especial que conta tudo sobre o novo SUV nacional, do produto e de sua cadeia de valor. Somas bilionárias não faltam nas páginas desta edição: a Stellantis anunciou o maior plano de investimento da história da indústria automotiva no País, de R$ 30 bilhões, e a Toyota anunciou o maior aporte de sua própria história no Brasil, de R$ 11 bilhões, e a Hyundai em nova fase, agora dona de todos os seus negócios por aqui, promete R$ 5,5 bilhões até 2032. E a BYD tomou posse definitiva da fábrica de Camaçari, BA, e com aporte ampliado a R$ 5,5 bilhões afirma que vai erguer uma nova unidade de produção que começa a funcionar até o fim deste ano. Não menos importante é a empinada do mercado de caminhões Euro 6 neste 2024, depois do tombo de 2023, quando a nova tecnologia de motorização para atender à legislação de emissões deixou os veículos mais caros e derrubou as vendas. Tudo junto e misturado parece que agora vai – ainda que não se saiba exatamente aonde esta nova corrida do ouro vai levar o setor. Esperamos, claro, que seja para longe da recessão dos últimos anos.

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