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27 AutoData | Março 2024 suficiente para manter sua fatia de mercado e o terceiro lugar no pódio, segundo dados da Fenabrave, entidade que reúne os distribuidores autorizados. A Scania também conseguiu vender mais caminhões produzidos em 2023 do que a média do mercado. No ano passado foram 12,4 mil caminhões, sendo 9,7 mil modelos Euro 6 e 2,8 mil Euro 5, ou 28,6% do total. Embora os emplacamentos tenham recuado 5,8%, a participação de mercado subiu de 10,6% para 11,9%. Em 2024, das 2,9 mil unidades vendidas em janeiro, fevereiro e nos primeiros dias de março, 99,4% foram de modelos Euro 6. Alex Nucci, diretor de vendas da Scania Operações Comerciais Brasil, diz estar bastante otimista com o cenário que se apresenta em 2024: “O mercado de caminhões começou o ano aquecido, com tendência de queda na taxa de juros e boa disponibilidade de crédito, ou seja, um cenário bem favorável. Em janeiro e fevereiro tivemos alta de quase 50% nas vendas, enquanto no segmento acima de 16 toneladas os emplacamos caíram 9,3%”. A reação no comércio de caminhões elevou o market share da empresa para 15,5% neste início de ano, mas a Scania se manteve na quarta posição do ranking geral, embora tenha ficado mais perto da Volvo. “As constantes reduções dos juros da Selic, com a expectativa de mais cortes neste ano até que chegue aos 9%, a inflação sob controle e a taxa de desemprego nos menores índices históricos estão tornando o mercado bem aquecido em 2024, o que torna viável o aumento da procura em diversos segmentos.” Na opinião do diretor da Scania, apesar da esperada quebra da safra de grãos da ordem de 15%, em decorrência de eventos climáticos adversos, o agronegócio seguirá sendo protagonista das vendas de caminhões, seguido dos segmentos de cargas refrigeradas, combustíveis, carga industrializada, mineração, florestal e cana-de-açúcar. Também o segmento fora-de-estrada vêm recuperando participação no pós- -pandemia, especialmente o setor de construção pesada, reaquecido por recentes anúncios do governo federal com o novo PAC, Programa de Aceleração do Crescimento. SUBIDA MAIS LENTA A Mercedes-Benz emplacou no ano passado 22,8 mil caminhões, sendo 40% deles Euro 6 e 60% Euro 5. Segundo Jefferson Ferrarez, vice-presidente de vendas e marketing de caminhões da fabricante, a quantidade de veículos com a nova motoDivulgação/Mercedes-Benz Divulgação/Volvo

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