82 » FIM DE PAPO Fevereiro 2024 | AutoData 19,5% 25% 0,2% US$ 1,8 tri “ Será uma corrida para o fundo do poço e isso terminará em banho de sangue. É isso que estou tentando evitar. Conheço uma empresa que cortou brutalmente os preços e a sua rentabilidade entrou em colapso. Quando você faz isso está pulando em um oceano vermelho, as coisas ficam muito difíceis no futuro.” Carlos Tavares, CEO global do Grupo Stellantis, ao comentar os agressivos cortes de preços dos carros elétricos que alguns fabricantes estão fazendo para tentar conter a queda de vendas. ........................................................................................................................................ “ Com 1 bilhão de pessoas no mundo vivendo sem eletricidade, limitar as escolhas e capacidade de viajar ao fazer carros caros não é a solução. Os clientes — não as regulamentações ou políticas — devem tomar essa decisão [sobre comprar carros elétricos ou a combustão]. Os motores com certeza vão continuar e os carros elétricos alcançarão 30% do mercado global.” Akio Toyoda, em um encontro de negócios em janeiro, republicados no site de comunicação da Toyota. O neto do fundador e principal acionista do maior fabricante de veículos do mundo prevê que veículos híbridos e a combustão vão continuar a dominar a cena global. “ Francamente penso que, se não forem estabelecidas barreiras comerciais, elas [as fabricantes chinesas de carros elétricos] irão praticamente demolir a maioria das outras empresas no mundo.” Elon Musk, no início de janeiro, durante teleconferência de divulgação de resultados da Tesla, maior fabricante de carros elétricos do mundo, que no último trimestre de 2023 perdeu a liderança para a chinesa BYD. ........................................................................................................................................ “ O Brasil tem de liderar os países emergentes na questão das energias renováveis. A transmissão de energia limpa no mundo não está acontecendo, mas o Brasil tem músculos e lideranças para conduzir um desenvolvimento justo e inclusivo. Vamos apoiar o governo brasileiro para garantir que os objetivos sejam alcançados de forma muito rápida.” Fatih Birol, diretor-executivo da IEA, Agência Internacional de Energia, em Brasília, após assinar acordo de cooperação com o governo brasileiro para o Plano de Trabalho para a Aceleração da Transição Energética no Brasil, no período 2024-2025. Participação dos carros importados nas vendas de veículos no País em janeiro de 2024, o maior porcentual desde 2014, equivalente a 31,5 mil unidades emplacadas, segundo dados divulgados no início de fevereiro pela Anfavea. Participação dos modelos elétricos e híbridos importados da China, quase 8 mil unidades, no total de importações de veículos no mercado brasileiro em janeiro de 2024, um salto largo sobre os 2% no mesmo mês de 2020, segundo a Anfavea. Pífio crescimento acumulado da produção física da indústria brasileira em 2023 sobre 2022, segundo dados divulgados pelo IBGE. Em doze meses a produção apresentou queda em quatro e só cresceu acima de 1% em março e dezembro. Investimento global na transição energética em 2023, como geração de energia renovável, veículos elétricos, hidrogênio e captura de carbono. O valor é 17% acima do registrado em 2022, de acordo com relatório publicado pela BloombergNEF.
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