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72 Fevereiro 2024 | AutoData AGÊNCIA AUTODATA » NEGÓCIOS Divulgação/MWM Divulgação/Scania Divulgação/Volvo Redação AutoData MWM transforma caminhão diesel em gás VWCO exporta o e-Delivery para o Uruguai Volvo aluga seus primeiros caminhões elétricos no País Grupo Potencial opera caminhão flex com 100% de biodiesel A MWM concluiu, em parceria com a Copergás, a transformação de um caminhão diesel para um modelo movido a gás. De propriedade da Rodotril, o Volkswagen Constellation 19-320 incorporou um novo motor cilco otto MWM Acteon 6.12 a gás, de 330 cv, e já está rodando nas estradas de Pernambuco. Segundo calcula a empresa a economia de custos será de cerca de 25% em uma rota de 140 quilômetros. Os motores a diesel e a gás são similares: cerca de 85% dos componentes são idênticos, de acordo com a MWM, o que simplifica a manutenção e reposição de peças. A Rodotril já tem planejada a transformação de outros doze de seus veículos. A Volkswagen Caminhões e Ônibus ampliou as exportações do e-Delivery, primeiro caminhão elétrico projetado e produzido no Brasil, na fábrica de Resende, RJ. Com o início das vendas no Uruguai, no fim do ano passado, o modelo já foi introduzido em sete mercados da América Latina. O primeiro e-Delivery comercializado no país vizinho foi comprado pela Coca-Cola Femsa, que já utiliza o veículo em suas operações de distribuição no Brasil e na Guatemala. A Volvo colocou em operação seus primeiros caminhões elétricos no País: este ano cinco FM Electric começam a trafegar em rotas da Reiter Log, sediada em Nova Santa Rita, RS. Os veículos foram alugados à transportadora pela Locadora Volvo. Os FM Electric têm 490 kW de potência, equivalente a 660 cv, e PBT de até 44 toneladas. São equipados com três a seis baterias, que garantem até 300 quilômetros de autonomia e podem ser recarregadas de 90 minutos a até 8 horas, dependendo do carregador e da quantidade de baterias. O Grupo Potencial iniciou a operação de seu projeto de R$ 26,4 milhões ao colocar para rodar seu primeiro caminhão flex 100% a biodiesel, o que garante redução de 95% nas emissões de CO2. Em 28 de dezembro o veículo fez seu primeiro roteiro: saiu do Porto de Paranaguá para a usina de biodiesel da companhia, em Lapa, ambos no Paraná. Trata-se de um Scania produzido em 2019 e adaptado para rodar com o biocombustível, em parceria com a fabricante, com custo em torno de R$ 20 mil. A companhia tem planos de adaptar outros 24 caminhões para rodar tanto com diesel mineral quanto com biodiesel, em parceria com outras montadoras. A ideia é converter toda a frota, de 150 caminhões.

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