59 AutoData | Fevereiro 2024 Linha de montagem da Anchieta: mais dois carros inéditos nos próximos anos. Fábrica de Taubaté: investimento introduzirá “modelo icônico para a Volkswagen” totalmente desenvolvido no Brasil. Em 1959 o então presidente Juscelino Kubitscheck e o governador paulista Carvalho Pinto fizeram algo parecido: embarcaram em um Fusca conversível para inaugurar a fábrica da Anchieta, que marcou o primeiro grande investimento da Volkswagen no Brasil e foi passo importante da nascente industrialização automotiva do País. Mais de quatro décadas depois, ainda como governador de São Paulo e presidente da República em seu primeiro mandato, Alckmin e Lula já tinham reeditado esta foto em um Polo conversível, em 2003, por motivos parecidos e na mesma fábrica Anchieta. Pois agora esperam que a cena, como antes, anteceda anos de prosperidade industrial adiante. Em discurso aos trabalhadores no local que é um dos berços da indústria automotiva nacional, onde iniciou sua trajetória sindical e política, Lula sublinhou que as ações adotadas por seu governo voltaram a estimular os fabricantes de veículos a investir em suas operações brasileiras, em um novo ciclo de aportes bilionários: “Não é só a Volkswagen: o setor automotivo está anunciando R$ 41 bilhões em investimentos porque todos voltaram a acreditar neste País”. INVESTIMENTO AMPLIADO Mostrando apreço pelo apoio estratégico do governo ao trazer Lula e Alckmin para o anúncio oficial a Volkswagen ampliou o prazo e mais do que dobrou seu pacote de investimentos no Brasil, Divulgação/VW com pequena parte destinada também a operações na América Latina. O ciclo de investimento que já estava em curso, de R$ 7 bilhões, anunciado no fim de 2021 para o período 2022-2026, foi acrescido de R$ 9 bilhões e estendido até 2028, somando assim o total de R$ 16 bilhões. “Trabalhar para validar este investimento não foi fácil”, confessou Ciro Possobom. “Mas conseguimos fazer essa combinação que ampliará nosso portfólio no Brasil e na região, desenvolvendo produtos inéditos e posicionando nossa operação até para exportar motores para carros híbridos de última geração.” O aporte contempla todas as quatro fábricas do grupo no Brasil e envolve o lançamento de dezesseis novos veículos no País – um a mais do que o anunciado no pacote anterior –, incluindo importados, renovações e quatro modelos inéditos. NOVIDADES Dois dos carros totalmente novos serão produzidos na Anchieta. E o outro desenvolvido inteiramente pela engenharia local, está escalado para entrar em produção em Taubaté, SP. O quarto modelo será uma picape intermediária a ser produzida na fábrica de São José dos Pinhais, PR. A fábrica de motores de São Carlos, SP, será responsável por fazer um novo motor para carros híbridos que serão lançados pela Volkswagen no mercado brasileiro. Possobom disse que, assim como os motores TSI feitos no Brasil são exportados
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