28 Fevereiro 2024 | AutoData INDÚSTRIA » COMÉRCIO EXTERIOR prevê queda de 20% do mercado doméstico, o que significa 90 mil carros a menos das cerca 440 mil unidades de 2023, e isto nos impacta diretamente.” O dirigente também cita desempenhos decepcionantes de dois bons mercados: “Chile e Colômbia tiveram um ano fraco, muito abaixo do que esperávamos. A tendência é de recuperação este ano mas sobre uma base de comparação muito baixa, portanto não se espera por grandes volumes”. Não mesmo: em janeiro o mercado colombiano caiu 79% e o chileno 60%. SÓ MÉXICO SE SALVA Problema maior é a falta de diversificação com concentração de 86% das compras externas de veículos brasileiros em apenas seis países, todos mercados latino-americanos com volumes muito inferiores aos do Brasil. Por ordem de grandeza os maiores clientes de 2023 foram México, Argentina, Colômbia, Uruguai, Chile e Peru. Destes maiores destinos só um teve desempenho mais do que positivo: as vendas para o México cresceram 51%, para 135,8 mil unidades, e assim o país tornou- -se, pela primeira vez na história, o maior cliente da indústria brasileira de veículos, consumindo 32% do volume exportado no ano passado. “O México foi a única boa surpresa do ano, um a cada três carros exportados do Brasil foram para lá”, sublinha Lima Leite. “Foi o país que melhor soube aproveitar as oportunidades surgidas na pandemia e no pós-pandemia. Eles aumentaram as exportações para os Estados Unidos e o mercado doméstico cresceu 25%, assim também cresceram as importações.” ARGENTINA CAI PARA O BRASIL Em 2023 o mercado argentino cresceu 11%, perto de 440 emplacamentos, mas foi abastecido majoritariamente pelos fabricantes instalados no país. Com dificuldades no caixa em moeda estrangeira para pagar importações em dólares, a Argentina deu incentivos à compra de carros nacionais e, no ano passado, sobretaxou produtos importados em 7,5%, inclusive do Brasil. Desde 2021 as importações de veículos vêm caindo na Argentina, impactando diretamente a indústria brasileira que sempre teve no vizinho sua segunda casa, para onde seguiu, por décadas, mais da metade das exportações do setor. Esta proporção veio caindo nos últimos anos até o recorde de baixa em 2023, quando os embarques ao mercado argentino recuaram 16%, para 114,6 mil unidades, e a participação do país nas vendas externas desceu para 27%, depois de ter declinado para 28% em 2022. Maiores mercados dos veículos brasileiros Volumes exportados em milhares de unidades 2022 2023 País Variação 2022/2023 Participação Participação Volume Volume México 51% 32% 89,7 135,8 18% Argentina -16% 27% 135,8 114,6 28% Colômbia -53% 8% 74,6 35,3 15% Uruguai 4% 8% 33,3 34,8 7% Chile -57% 6% 62,5 26,8 13% Peru -26% 5% 27,2 20,1 6% Total -13% 86% 423,1 367,4 87% Fonte: Anfavea
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