407-2024-02

26 Fevereiro 2024 | AutoData INDÚSTRIA » COMÉRCIO EXTERIOR No cenário de mercado interno retraído em que a venda doméstica de veículos produzidos no País não passa de 2 milhões de unidades há quatro anos, a saída das exportações parecia ser a mais viável para reduzir a ociosidade das fábricas, capazes de produzir mais de 4 milhões de veículos por ano, ou mais do que o dobro do que estão produzindo. Contudo a porta externa também está ficando cada vez mais estreita. Após um ano de surpreendente crescimento nas exportações, acima das expectativas dos fabricantes, com vendas de 481 mil veículos ao Exterior em 2022, o equivalente a 20% da produção e em alta de 28% sobre 2021, os negócios externos voltaram a decepcionar – e muito – em 2023. E seguiram assim em janeiro de 2024. Por Pedro Kutney Exportações voltam a decepcionar Ano terminou com vendas externas muito abaixo do esperado pelos fabricantes de veículos no Brasil – e não há sinais de recuperação. Ao todo, no ano passado, a indústria nacional embarcou para outros países pouco menos de 404 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, o quarto pior volume em duas décadas e apenas 17,4% da produção nacional de veículos. Devido a condições desfavoráveis dos principais mercados compradores já se esperava por resultado abaixo do bom desempenho registrado em 2022, mas foi bem pior do que o esperado. A Anfavea, entidade que reúne os fabricantes, em janeiro de 2023 previa exportações de 467 mil veículos, em outubro revisou o número para 420 mil e chegou ao fim do ano com 404 mil, em queda de 16% sobre 2022, ou 63 mil unidades abaixo do inicialmente projetado e 16 mil a menos do que a revisão feita já no último trimestre.

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=