23 AutoData | Fevereiro 2024 SUVs dominam o mercado Participação e unidades vendidas por segmento 36% SUV | 782.349 100% Hatch | 619.766 28,4% Picape | 403.370 18,5% Sedã | 293.740 13,5% Outros | 80.138 3,6% e quinta posições de 2022. Ambas esgotaram novamente toda sua capacidade de produção no País e não fizeram lançamentos relevantes, assim tiveram desempenho quase estável. Na quarta colocação do ranking de marcas a Toyota vendeu 192,3 mil veículos e avançou apenas 0,5% sobre 2022, mas perdeu quase 1 ponto porcentual de participação, declinando para 8,8%. Curiosamente não emplacou nenhum automóvel na lista dos vinte mais vendidos, apenas a picape Hilux, fabricada na Argentina, ficou na vigésima posição – foi a décima- -sexta no ano anterior. Corolla e Corolla Cross produzidos no Brasil, que ficaram respectivamente em décimo-sétimo e décimo-oitavo em 2022, desceram para vigésimo-segundo e vigésimo-terceiro. Logo atrás a Hyundai, quinta marca mais vendida, também perdeu 1 ponto porcentual de participação, que desceu para 8,5% em 2023, com 186,2 mil emplacamentos, em leve queda de 0,8% sobre 2022. Dois modelos seus figuram na lista dos dez veículos mais vendidos: o hatch HB20 em quarto lugar – era o segundo um ano antes – e o SUV Creta que subiu da décima-primeira para a décima posição no ano passado. Mais perto da casa dos 100 mil emplacamentos ficaram Jeep e Renault, que mantiveram respectivamente a sexta e sétima posições do ranking. Mas a marca de SUVs da Stellantis teve pior desempenho. As vendas da Jeep caíram 7,7% sobre 2022, somando 126,9 mil unidades em 2023, com participação de 5,8%, 1,2 ponto porcentual a menos do que o verificado um ano antes, mas o suficiente para manter a marca na sexta colocação. Os produtos mais caros da Jeep começaram a esbarrar na falta de demanda, apesar de a Stellantis ter maior margem de manobra pelos incentivos fiscais que recebe em Pernambuco, na fábrica de Goiana. Sem grandes novidades, Compass e Renegade, que há dois anos chegaram a frequentar a lista dos dez veículos mais vendidos do País, no ano passado desceram para a décima-segunda e décima-oitava posições. A Renault aproveitou o programa de descontos para melhorar o desempenho do seu modelo de entrada, o Kwid, décimo-primeiro carro mais vendido de 2023 – foi o décimo-segundo em 2022 – e único da marca a figurar dentre os vinte mais comprados no ano passado. O Kwid foi responsável por quase metade das vendas da Renault, que se manteve na sétima colocação do ranking nacional
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