21 AutoData | Fevereiro 2024 BYD e GWM, ambas vendendo apenas carros eletrificados importados. O lançamento no meio do ano passado da Rampage – a primeira Ram nacional e até agora única picape da marca desenvolvida e fabricada fora dos Estados Unidos – diversificou o portfólio com um produto menor e mais acessível. Com isto a Ram ganhou quatro posições no ranking e terminou 2023 em décimo-sexto lugar – um degrau à frente da BMW –, com 16,9 mil unidades vendidas e meteórico crescimento de 235% sobre 2022. A BYD, que iniciou atividades no País no fim de 2021 e no ano passado comprou a fábrica que foi da Ford em Camaçari, BA, para começar a produção nacional a partir do fim deste ano, em 2023 lançou o elétrico Dolphin por cerca de R$ 150 mil, investiu em muita publicidade e assim catapultou suas vendas para 17,9 mil unidades, expansão de quase 6,8 mil por cento sobre 2022. Apesar de ter comprado a fábrica que foi da Mercedes-Benz em Iracemápolis, SP, no fim de 2021, a também chinesa GWM, ou Great Wall Motor, só deve iniciar a produção nacional no segundo semestre de 2024. Mas em seu primeiro ano de vendas no Brasil, iniciado em maio passado, já conquistou a décima-oitava posição do ranking de marcas mais vendidas, com o total de 11,5 mil emplacamentos. A GWM começou vendendo aqui um único modelo híbrido importado, o SUV de grande porte Haval H6, que somente em dezembro ganhou a companhia do 100% elétrico Ora 3. No ranking dos vinte modelos mais vendidos do País em 2023 não figura nenhum modelo híbrido ou elétrico. Apenas dois carros, Fiat Strada e Chevrolet Onix, mantiveram as mesmas posições de 2022: primeira e terceira. Dos dezoito restantes quinze já estavam na tabela do ano anterior, mas trocaram de posições, oito deles subiram e sete desceram. E três, VW Polo, Nissan Kicks e Honda HR-V entraram na lista dos vinte mais, empurrando para fora dela o Fiat Pulse e os Toyota Corolla e Corolla Cross, ambos com versões híbridas que são as mais vendidas do mercado. FIAT MUITO À FRENTE Mesmo com crescimento de vendas mais comedido do que as duas principais concorrentes, de 10,5% sobre 2022, a Fiat defendeu com folga seu terceiro ano consecutivo de liderança de mercado, emplacando 475,5 mil carros em 2023. Foi a única marca no País que vendeu mais de 400 mil veículos – ou quase 500 mil –, colocando 130,5 mil unidades à frente da segunda colocada, a Volkswagen. O forte desempenho da Fiat, que em 2022 tinha ficado apenas estável com relação a 2021, está diretamente ligado à seguida alta procura pela Strada, que Chevrolet Onix: terceira posição mantida. Hyundai HB20: queda para o quarto lugar. Divulgação/GM Divulgação/Hyundai
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