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10 FROM THE TOP » JOÃO OLIVEIRA, JLR E ABEIFA Fevereiro 2024 | AutoData Foco no luxo moderno Formado no berço da indústria automotiva nacional, no ABC paulista, primeiro como técnico em plásticos no Senai de São Bernardo do Campo e, depois, graduado engenheiro mecânico pelo Instituto Mauá, de São Caetano do Sul, João Henrique Garbin de Oliveira dedicou toda sua carreira de vinte anos à administração de marketing e vendas de automóveis premium importados. Após trabalhar por dezoito anos em cargos executivos da Volvo Car no Brasil, em julho de 2023 foi contratado para ser presidente do Grupo Jaguar Land Rover, hoje só JLR, responsável pelas operações na América Latina e Caribe. O executivo também segue na presidência da Abeifa, pelo segundo mandato consecutivo – o primeiro iniciado em 2020 – à frente da associação que representa os interesses de importantes importadores de veículos premium. Oliveira chegou ao Grupo JLR em um momento de reconfiguração, como conta: “Não somos mais uma empresa de carros que fabrica produtos de luxo, estamos migrando para ser uma empresa de luxo que fabrica carros. Isto não é só a semântica, é importante porque direciona tudo que fazemos”. Esse direcionamento é o que a JLR denominou como “luxo moderno”, um conceito que vai além do produto em si, mas da experiência exclusiva que ele oferece desde a compra. Com foco total nessa estratégia Oliveira trabalha para trazer ao Brasil o que a JLR faz no mundo – o que, ele diz, também contempla a fábrica brasileira de Itatiaia, RJ, que mesmo com baixa escala de produção segue nos planos da companhia. A Land Rover, que há uma década chegou a ser a terceira ou quarta marca de automóveis de luxo mais vendida do Brasil, hoje está na quinta posição, com pouco menos de 5 mil veículos vendidos em 2023. A Jaguar nunca teve volume expressivo, no ano passado vendeu só 366 unidades. O que está sendo feito para recuperar o terreno perdido? Nestes quase dois anos em que estou aqui trabalhamos no estabelecimento da individualidade das nossas marcas no País. No Grupo JLR não falamos mais Land Rover isoladamente, que foi desmembrada em Defender, Range Rover e Discovery, porque os clientes de cada uma destas marcas têm aspirações diferentes. Ao fazer a separação conseguimos tratar individualmente cada perfil. Hoje este é o nosso grande foco, reforçando cada vez mais nossas marcas dentro do conceito de luxo moderno. É uma reconfiguração: não somos mais uma empresa de carros que fabrica produtos de luxo e, sim, estamos migrando para ser uma empresa de luxo que fabrica carros. Isto não é só semântica, é importante porque direciona tudo que fazemos. [Dentro desta ideia geral] o volume de vendas é, às vezes, secundário com relação à experiência, desejo que geramos nos Entrevista a Leandro Alves e Pedro Kutney Clique aqui para assistir à versão em videocast desta entrevista

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