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79 AutoData | Dezembro 2023 Divulgação/VWCO Divulgação/Iveco Divulgação/Marcopolo Agrale também fornecerá 400 ônibus para Caminho da Escola Marcopolo investe R$ 50 milhões para produzir o Attivi em São Mateus Volkswagen Caminhões e Ônibus retoma segundo turno Com 7,1 mil ônibus para Caminho da Escola, Iveco contrata 250 para segundo turno e reúne fornecedores para localizar mais A Agrale também fornecerá quatrocentos ônibus para a nova fase do programa Caminho da Escola. A empresa já foi fornecedora em edições passadas. Todas as unidades são do micro-ônibus Agrale Marruá AM200 Mo Escolar 4×4, encarroçados sobre o chassi de um veículo off-road. Os veículos estão equipados com motor Euro 6 e têm ar-condicionado e dispositivo de poltrona móvel, que permite transportar alunos com mobilidade reduzida. A Marcopolo anunciou o investimento de R$ 50 milhões para fabricar seu ônibus 100% elétrico, o Attivi Integral, em sua planta de São Mateus, ES. O modelo tem capacidade para oitenta passageiros, autonomia de até 280 quilômetros e tempo de recarga de até quatro horas. Em São Mateus a empresa conta com 2 mil colaboradores e, com o início da produção de veículos elétricos, deve ampliar o quadro de funcionários em até 20%. De dezesseis veículos por dia a capacidade de produção subirá para 26 com o Attivi. Em janeiro, no retorno dos trabalhadores das férias coletivas, a fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus retomará a produção em dois turnos completos, o que não ocorre desde abril, quando utilizou um layoff para adequar o ritmo à demanda do mercado, prejudicado pela mudança a legislação de emissões, que exigiu a adoção de motores Euro 6, mais caros. Além de uma esperada melhoria no mercado de caminhões a companhia recebeu, por meio do programa Caminho da Escola, a encomenda de 5,6 mil ônibus escolares, o maior lote já vencido pela VWCO. Quando retornar das férias coletivas de fim de ano, em meados de janeiro, a fábrica da Iveco em Sete Lagoas, MG, retomará o segundo turno de trabalho, com a contratação de mais 250 pessoas. A empresa espera por aumento na demanda de caminhões, com a estabilização do mercado após a adoção dos motores Euro 6 que encareceu os produtos e fez as vendas caírem em 2023. Também se projeta incremento na produção de ônibus, embalada especialmente pela vitória em licitação para fornecer 7,1 mil veículos para o programa Caminho da Escola, em contrato que soma R$ 3,1 bilhões, o maior já vencido pela empresa. O Grupo Iveco também pretende ampliar a nacionalização de componentes para suas três divisões no País, que produzem os caminhões e ônibus Iveco, os motores FPT e a Iveco Veículos de Defesa. Neste sentido, no fim de novembro, representantes da empresa reuniram-se com mais de duzentos fornecedores na sede do Sindipeças, em São Paulo, para explorar o potencial de fornecimento de componentes.

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