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67 AutoData | Dezembro 2023 de Controle à Poluição Veicular. • Início da produção de injeção eletrônica de combustível no Brasil. • Ao fim da década setor de autopeças registra número recorde de postos de trabalho, com 300 mil empregados. Anos 1990 • Logo no início da década é reaberta a importação de veículos ao Brasil, proibida desde 1976. • Sindipeças patrocina o estudo Estratégia Setorial para a Indústria Automobilística no Brasil, elaborado pela consultoria BoozAllen&Hamilton em 1990, que serviu de base para o desenho de políticas que fizeram o setor automotivo nacional retomar o crescimento. • Em 1992 é criada a primeira Câmara Setorial Automotiva, com participação de representantes de governo, trabalhadores, montadoras e empresas de autopeças, representadas pelo Sindipeças, que celebrou acordos de redução de margens e preços para impulsionar o mercado nacional de veículos. Mais duas câmaras, em 1993 e 1995, foram realizadas com complementação de políticas. • Em 1993 é criado o programa do carro popular, com redução significativa de impostos para modelos pequenos com motorização 1.0, que promoveu investimentos de US$ 1 bilhão no desenvolvimento de automóveis de até US$ 7 mil e comerciais leves de até US$ 10 mil, resultando em nova mola de crescimento do mercado nacional. • Criação, em 1995, do Regime Automotivo, que promoveu incentivos a investimentos da ordem de US$ 20 bilhões de fabricantes globais já instalados no País e de novas empresas, com construção de uma dezena de novas fábricas de veículos, multiplicando a capacidade de produção e o número de marcas e modelos globais produzidos no Brasil. • Novos fabricantes globais de autopeças são atraídos ao País e começa o processo de internacionalização do setor, com a compra de grandes empresas nacionais por corporações estrangeiras. • O Brasil termina a década como País que mais investiu na indústria automotiva. Anos 2000 • Sindipeças inaugura nova sede em prédio na Avenida Santo Amaro, em São Paulo. • Lançamento, em 2003, do primeiro automóvel flex fuel, que roda com etanol ou gasolina. A tecnologia foi desenvolvida por empresas do setor de autopeças no Brasil. • Criação do Mercoparts, Conselho de Fabricantes de Autopeças do Mercosul, em busca de maior integração do setor dentro do bloco econômico com Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Anos 2010 • Lançamento do Instituto Sindipeças de Educação Corporativa. • O Brasil bate recorde vendas de veículos, em 2012 com 3,8 milhões de emplacamentos, e de produção, em 2013 com 3,7 milhões. • Retomada dos planos de política industrial para o setor automotivo com o lançamento, em 2012, do Inovar-Auto que vigorou até 2017, que foi sucedido pelo Rota 2030, que vigora até 2032 com três ciclos de evolução de cinco anos cada. Anos 2020 • Em 2022 Sindipeças muda novamente sua sede para instalações na Avenida das Nações Unidas, em São Paulo. • S indipeças segue participando das discussões sobre política setorial na segunda fase do Rota 2030, rebatizada Mover, Mobilidade Verde.

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