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58 Dezembro 2023 | AutoData POLÍTICA INDUSTRIAL » IMPOSTO Como exemplo a Toyota produz versões híbridas autorrecarregáveis do Corolla e Corolla Cross em suas fábricas brasileiras desde 2019, mas até hoje o powertrain – motor elétrico, transmissão e bateria – é importado do Japão, com isenção de imposto de importação dos componentes, e não há no horizonte nenhum fornecedor da montadora que possa suprir estes itens. “Só subir imposto não torna viável produzir carros eletrificados no Brasil”, aponta David Wong, consultor para o setor automotivo da Alvarez & Marsal. “O governo aumentou a taxação mas não estabeleceu nenhum plano para incentivar a nacionalização da cadeia de produção dos elétricos. O tempo de subida da alíquota é muito curto para preparar fornecedores. A retomada do imposto assim parece ser somente mais uma ferramenta para barrar a entrada de carros chineses eletrificados mais baratos.” Milad Kalume Neto, diretor de desenvolvimento de negócios da consultoria Jato Dynamics, diz ser contra a isenção indiscriminada de impostos mas avalia que a retomada da tarifa de importação sobre elétricos e híbridos apenas “protege uma indústria que não deve produzir nada de novo”. O consultor observa que os fabricantes de veículos instalados no País sempre dependeram das matrizes no Exterior para desenvolver produtos: “Nada mudou no Brasil, apenas seguimos estratégias globais. O País é seguidor de tecnologia que vem de fora. Infelizmente nada ou muito pouco é desenvolvido aqui para aplicação global”. MERCADO O impacto real da retomada do imposto, contudo, parece ser menor do que dizem as declarações em contrário. Em 2023 as vendas de veículos eletrificados devem somar 88,8 mil unidades, segundo estimativa da Anfavea divulgada em dezembro. Será um novo recorde e um salto de 80% sobre o recorde anterior, de 2022, quando foram vendidos 49,2 mil eletrificados. Do total deste ano 15,2 mil são modelos elétricos puros a bateria, avanço anual de 81%, e 73,6 mil foram híbridos, crescimento de 80,4%. Pois já levando em conta a retomada da alíquota a Anfavea prevê novo recorde em 2024, estimando a venda de 142 mil veículos eletrificados no País, sendo 24,1 mil elétricos, salto de 58,5% sobre 2023, e 117,9 mil híbridos, em avanço de 60,2%. Já estão nesta conta o provável início da produção nacional de híbridos da GWM em Iracemápolis, SP, e de marcas do Grupo Stellantis, que promete iniciar a fabricação de modelos híbridos flex sobre a plataforma BioHybrid em Goiana, PE, já no ano que vem. O número deve seguir em multiplicação em 2025, quando a BYD promete iniciar operações em Camaçari, BA, e outros fabricantes como Volkswagen e Renault pretendem lançar seus carros híbridos flex. Considerando só a continuação das importações a retomada da alíquota empurrará os preços para cima de forma gradual, mas os importadores já mostraram que têm gordura para queimar, especial-

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