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» EDITORIAL AutoData | Dezembro 2023 Diretor de Redação Leandro Alves Conselho Editorial Isidore Nahoum, Leandro Alves, Márcio Stéfani, Pedro Stéfani, Vicente Alessi, filho Redação Pedro Kutney, editor Colaboraram nesta edição André Barros, Caio Bednarski, Fernando Pedroso, Lúcia Camargo Nunes, Soraia Abreu Pedrozo Projeto gráfico/arte Romeu Bassi Neto Fotografia DR/divulgação, Bruna Nishihata Capa Foto Divulgação Stellantis Comercial e publicidade tel. PABX 11 3202 2727: André Martins, Luiz Giadas Assinaturas/atendimento ao cliente tel. PABX 11 3202 2727 Departamento administrativo e financeiro Isidore Nahoum, conselheiro, Thelma Melkunas, Hidelbrando C de Oliveira, Vanessa Vianna ISN 1415-7756 AutoData é publicação da AutoData Editora e Eventos Ltda., Av. Guido Caloi, 1000, bloco 5, 4º andar, sala 434, 05802-140, Jardim São Luís, São Paulo, SP, Brasil. É proibida a reprodução sem prévia autorização mas permitida a citação desde que identificada a fonte. Jornalista responsável Leandro Alves, MTb 30 411/SP autodata.com.br AutoDataEditora autodata-editora @autodataeditora Por Pedro Kutney, editor O ano que não foi Ao menos para esta AutoData o ano acabou. Noticiamos e analisamos os principais fatos e acontecimentos do setor automotivo nas onze edições de 2023. No balanço de mais um calendário gregoriano completado este foi o primeiro de novo normal pós-pandêmico, no qual a indústria voltou a ter os problemas de sempre e deixou para trás a extraordinária falta de semicondutores que distorceu o mercado em 2021 e em 2023, depois da paralisia causada pela covid em 2020. Pois neste novo normal o que falta é demanda, pressionada por preços altos – um legado da pandemia – combinados com inadimplência alta e juros abusivos que tornaram os financiamentos inviáveis. Neste cenário claro que o ano não foi bom, mas também não foi tão ruim. O resultado teria sido bem pior sem o programa emergencial do governo que irrigou o mercado com R$ 800 milhões para patrocinar descontos de R$ 2 mil a R$ 8 mil na compra de carros até R$ 120 mil. Com todas as suas distorções – gastou subsídios com quem não precisava deles – no fim as vendas de automóveis e comerciais leves termina 2023 com crescimento na casa dos 10% segundo projeta a Anfavea: no começo do ano a expectativa da entidade era bem mais baixa, 4%, que mudou para 7% em outubro. Já no mercado de caminhões a coisa foi pior do que se previa: o tombo esperado, provocado pela mudança na legislação de emissões e encarecimento dos produtos, era de redução de 12% mas será acima de 15%. Já as vendas de ônibus foram muito melhores do que a projeção de queda de 8%, que foi revertida para crescimento de 19%. Se foi tão bom também não foi um ano tão ruim e para 2024 a pasmaceira continua, com projeção de novo baixo crescimento de 7%. Este foi o ano no qual AutoData superou as quatro centenas de edições publicadas em seus 31 anos. Na edição 400, em junho, foi abordada a possível agenda para a indústria, com análises sobre como reaquecer o mercado, caminhos para a reindustrialização do País, os novos rumos do programa Rota 2030, a evolução da eletrificação no Brasil e o uso da potência bioenergética. Desta agenda pouco ou nada se avançou, o setor continua a carecer de políticas mais afirmativas para tirá-lo da inércia e indicar seu futuro, ou no fim do próximo calendário gregoriano voltaremos, aqui, a escrever sobre o que não aconteceu. Que 2024 seja mais feliz após o primeiro ano de reconstrução da civilização brasileira.

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