48 Dezembro 2023 | AutoData INDÚSTRIA » INVESTIMENTO um ano depois para produzir o 1.6 16V que equipava os três veículos nacionais. Em seu primeiro ano cheio de produção, em 2000, a CMO entregou 30 mil motores. A fábrica de veículos utilitários, inaugurada em 2001, foi a primeira no mundo compartilhada na Aliança Renault Nissan. Além dos furgões Renault Master, que seguem em produção na linha, também já saíram da CVU a picape Nissan Frontier, o SUV Xterra e os Livina e Grand Livina. A produção compartilhada durou até 2016, quando a nova geração da Frontier passou a ser importada do México e, depois, da Argentina, onde a Nissan investiu em fábrica dentro do complexo da Renault em Córdoba. A primeira grande transformação do Complexo Ayrton Senna aconteceu em 2012, quando das linhas da CVP já saíam os modelos da linha romena Dacia, formada por Duster, Sandero e Logan. A capacidade instalada inicial, 280 mil unidades/ano, foi ampliada para 380 mil veículos/ano. Em 2018 a Renault inaugurou a CIA, Curitiba Injeção de Alumínio, responsável pela produção de cabeçotes e blocos em alumínio para motores produzidos no Paraná e para exportação. A CMO foi ampliada. FUTURO O nível de atividade da fábrica do Paraná, hoje, está próximo da metade da capacidade. Ainda assim, de 2021 a 2025, Raio X do Complexo Ayrton Senna Investimentos acumulados Mais de R$ 12 bilhões desde 1998 Área 2,5 milhões de m², 16% de área construída e 40% de mata preservada Empregados 5,3 mil nas linhas Renault e 700 na Horse Processos produtivos Estamparia, solda/armação de carroceria, pintura, montagem final, qualidade e centro logístico Produção acumulada 3,5 milhões de veículos, 5 milhões de motores Fornecedores 720 Modelos em produção Kwid, Logan, Stepway, Duster, Oroch, Kardian e Master Motores em produção 1.0 BR10, 1.6 HR16 e 1.0 TCe Capacidade produtiva anual 320 mil veículos de passeio, 60 mil utilitários, 500 mil motores e 600 mil blocos e cabeçotes alumínio Capacidades de engenharia Cerca de oitocentos engenheiros dedicados a projetos globais: desenvolvimento completo de produto [chassi, carroceria, eletroeletrônica, suspensão, arquitetura veicular, direção, arcondicionado, peças plásticas e bancos], inovação, pesquisa e desenvolvimento, testes, homologação e regulamentação, laboratórios de validação de materiais, simulação e validação virtual e numérica, testes veiculares, construção de protótipos 3D.
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